Porque o NH4 é positivo?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Por exemplo, o íon NH4+ possui um acumulo de cargas positivas, dado pelo excesso de prótons (H+) presentes na estrutura.

i) o íon amônio [NH4]+; Total de elétrons de valência para a espécie [NH4]+ é = 8e.

Quimicamente falando, a amônia no ambiente aquático pode apresentar-se em duas formas, ionizada (NH4+) e não ionizada (NH3). O balanço entre as duas formas é determinado principalmente pelo pH, e em menor grau pela temperatura.

O catião amónio ou cátion amônio é um íon poliatómico carregado positivamente com fórmula química NH4+. Tem massa molecular 18,04 e é formado por protonação do amoníaco (NH3).

O Hidróxido de Amônio (NH4OH) é uma substância obtida a partir da reação entre Amônia Anidra (NH3) e Água, sob pressão e temperatura controladas. - Nome químico comum ou nome genérico: Possui denominação química de Hidróxido de Amônio, e genérico de Amoníaco.

Quando os decompositores começam a atuar na matéria orgânica nitrogenada, liberam amônia (NH3) no ambiente. Essa amônia combina-se com a água do solo e forma o hidróxido de amônio, que se ioniza e produz o íon amônio (NH4+) e a hidroxila (OH-). Esse processo é conhecido como amonização ou amonificação.

NH41+: NOX H = +1.

Enquanto o amoníaco é uma molécula neutra não ionizada (base fraca), o amónio é um ião com carga positiva. Além disso, o amoníaco emite um odor forte, enquanto o amónio é totalmente inodoro. O principal fator que determina a proporção de amoníaco em relação ao amónio na água é o pH.

Em baixos pH e temperatura, a amônia se combina com a água para produzir um íon amônio (NH4+) e um íon hidróxido (OH-). O íon amônio não é tóxico e não causa problemas para os organismos, enquanto que a forma não ionizada tem efeito tóxico.

O metano é apolar, pois o átomo central, o carbono, possui o número de ligantes igual ao número de nuvens eletrônicas, fazendo com que a geometria seja tetraédrica e não haja polaridade na molécula.

Apenas uma pequena concentração de íons está presente; portanto, a amônia é uma base fraca. Apenas 'uma pequena concentração de íons amônio e hidróxido está presente em uma solução de NH3• Portanto, a amônia é uma base fraca (e um eletrólito fraco) (Figura 5.7).

O hidróxido de amônio, também conhecido como amoníaco é uma monobase base fraca, cuja fórmula química é NH4OH, sendo dentro do grupo das bases, a única que não é uma formada pela ligação entre OH- e um não metal. É formada pela reação entre amônia anidra (NH3) que apresenta estado físico gasoso e água (H2O).

As bactérias do gênero Rhizobium fixam-se nas raízes das plantas e iniciam o processo de conversão do nitrogênio gasoso (N2) em amônia (NH3) ou em íons amônio (NH4+).

Composição elementar de NH4

ElementoSímbolo#
NitrogênioN1
HidrogênioH4

A amônia, de fórmula NH3, é um gás incolor, tóxico e de odor forte e desagradável. Apresenta geometria piramidal, além de ser o gás mais solúvel em água que se conhece, justamente pela formação de ligações de hidrogênio.

Dessa forma, na amônia, existem quatro nuvens eletrônicas (três ligações simples e o par de elétrons não ligantes) e três ligantes iguais (os três hidrogênios). Portanto, trata-se de um composto polar.

Quando contato com outros compostos, como halogênios (flúor, cloro, bromo e iodo), mercúrio e óxido de prata, pode causar explosões no local.

Somente em condições especiais a assimilação do NH4+ acontece via desidrogenase do glutamato (GDH). A incorporação desse NH4+ em esqueletos de carbono derivados do processo fotossintético também consome energia e é uma interface importante entre os metabolismos de carbono (C) e N nas plantas.

Intoxicação por amônia
Os efeitos no organismo dos peixes são muitos e com frequência levam à morte de milhares de peixes todos os anos nos aquários de todo o Brasil. A amônia entra pelas guelras no organismo e altera o pH do sangue, alterando assim todo o metabolismo do peixe.