Porque o ser humano é um ser biológico?

Perguntado por: szagalo . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

É biológica, pois temos sim genes, moléculas, metabolismo, fisiologia que nos constitui. Mas não nos determina de forma simplista, direta e apartada das questões culturais. É, também, cultural, pois desde que nascemos estamos inseridos em uma sociedade.

O ser sociológico é uma construção imaterial, parte símbolo e parte tendência estatística, enquanto que o ser biológico é uma manifestação física, algo concreto que faz parte da realidade.

O homem, no contexto humano, homo sapiens, é um animal (ser) social. Segundo Aristóteles biologicamente, o homem nasce pronto, já formado com tudo que precisa para sua existência. Entretanto, para as ciências humanas, o homem se constitui humano nas relações desenvolvidas em sociedade.

Significado de Biológico
adjetivo Relativo à biologia, à ciência que estuda a vida, os seres vivos. Próprio e particular dos seres vivos: características biológicas. Cuja ligação é estabelecida pela genética; não adotivo: mãe, pai, irmã e irmão biológicos.

Na verdade, nossa espécie, Homo sapiens sapiens, é uma subespécie de Homo sapiens. Acredita-se que a espécie Homo sapiens surgiu entre 350 a 200 mil anos atrás, na África.

Atualmente, aceita-se que organismos de uma mesma espécie são aqueles encontrados em uma mesma população, que se cruzam ou possuem potencial para cruzar e produzem descendentes férteis em condições naturais. Esse conceito foi proposto pelo biólogo Ernst Mayr (1904-2005).

A idade biológica, que reflete a saúde das células e dos tecidos, pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo doenças, estilo de vida e exposições ambientais. Um novo estudo sugere que o alívio do estresse pode contribuir para restaurar a idade biológica.

O envelhecimento representa o conjunto de consequências ou os efeitos da passagem do tempo. Pode ser considerado biologicamente como a involução morfofuncional que afeta todos os sistemas fisiológicos principais, de forma variá- vel.

O homem é um ser social, segundo Aristóteles, pois é de sua natureza viver em sociedade e, ao buscar a felicidade, ele só a encontra na convivência humana. Isso quer dizer que nós precisamos estar com outras pessoas, para conversar, dar risada, ir ao cinema etc.

O ser humano precisa se relacionar com os outros por diversos motivos: por necessi- dade de se comunicar, de aprender, de ensinar, de dizer que ama o seu próximo, de exigir melhores condições de vida, bem como de melhorar o seu ambiente externo, de expressar seus desejos e vontades.

Sociobiologia ou biossociologia é o estudo do comportamento social dos animais usando conceitos da psicologia, etologia, evolução, sociologia e da genética de populações. O termo foi popularizado por Edward Osborne Wilson, em seu livro Sociobiologia: A Nova Síntese, lançado em 1975.

Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

Cérebro bem desenvolvido, capacidade de falar e produzir cultura são as características mais marcantes do ser humano moderno.

O que é Humano:
O ser humano distingue-se dos outros animais por agir com racionalidade. Possui grande capacidade mental e habilidade para desenvolver utensílios e adquirir conhecimento. A Antropologia é a ciência que estuda a humanidade, seu comportamento, cultura e evolução.

Os agentes biológicos podem ser: vírus, bactérias, fungos, nematóides, insetos, ácaros, algas e plantas.

Os processos biológicos são feitos de muitas reações químicas ou outros eventos que estão envolvidos na persistência e transformação das formas de vida. Metabolismo e homeostase são exemplos. A regulação dos processos biológicos ocorre quando qualquer processo é modulado em sua frequência, taxa ou extensão.

Sistemas Biológicos
Parte-se do entendimento do organismo como um sistema integrado e amplia-se a discussão para uma visão evolutiva, permitindo a comparação entre os seres vivos, a fim de compreender o funcionamento de cada sistema e das relações que formam o conjunto de sistemas que integram o organismo vivo.

Humano (taxonomicamente Homo sapiens, termo que deriva do latim "homem sábio", também conhecido como pessoa, gente ou homem) é a única espécie do gênero Homo ainda viva e o primata mais abundante e difundido da Terra, caracterizado pelo bipedalismo e por cérebros grandes, o que permitiu o desenvolvimento de ferramentas ...