Quais são os elementos do hip hop?

Perguntado por: dmagalhaes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj's e Mc's, e Street Dance. Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).

A ideia do MC Marechal, produtor do evento e uma das principais atrações, foi reunir os nove pilares dessa cultura — DJ, MC, dançarino, beat box, grafiteiro, conhecimento de rua, empreendedorismo de rua, moda de rua e linguagem de rua — num só lugar.

Logo, esse movimento, que une música, poesia, dança e pintura, recebeu o nome Hip Hop (“hip” é uma gíria para algo moderno, enquanto “hop” se refere a um movimento de dança).

O hip hop tem quatro elementos principais: o rap, o DJing, o breaking (praticado pelos b-boys e b-girls) e a arte do grafite.

Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, breakdance e o graffiti.

Movimento hip hop: rap (música), break (dança) e grafite.

O hip hop é um movimento artístico e cultural que mistura música, dança, moda, graffiti e diversos outros elementos para criar uma estética urbana e única. Trata-se de um movimento que nasceu no bairro do Bronx, em Nova York, na década de 1970, pelas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade.

Estilos principais. Esta lista fornece uma visão geral dos principais estilos de dança hip-hop: breaking, locking e popping. Estes estilos são os mais antigos e presentes em todas as danças do estilo.

Como já falamos, o hip hop americano chegou ao Brasil pelos dançarinos de break dance, que usavam as músicas para criar novos passos. Na época, a dança de rua já era muito popular por aqui e tinha diversos seguidores.

Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura Hip Hop: o Rap, o Djing, o breakdance e o graffiti. Outros elementos ingluem a moda Hip Hop e as gírias.

Através do hip hop é possível conscientizar, educar, humanizar, promover, divertir e instruir as demais pessoas. Um dos grandes pontos e talvez um dos principais objetivos que a cultura hip hop traz para a sociedade é, reivindicar direitos e respeito de todos, principalmente entre as relações sociais.

A dança hip hop refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados à música e à cultura hip hop. Incluiu uma grande variedade de estilos, especialmente breakdance, locking e popping, os quais foram desenvolvidos na década de 70 por afros e latino-americanos.

Mais que um gênero musical, o Hip Hop é uma cultura popular, surgida nas comunidades de origem africana, caribenha e latina localizadas nos subúrbios de Nova Iorque em meados da década de 1970.

A dança Hip Hop é um conjunto de estilos dançados socialmente ou coreografados. Estão relacionados à música e cultura hip hop. Ou seja, o termo hip hop refere-se a uma cultura ou movimento social.

O hip-hop surgiu na década de 70 como um movimento cultural entre os latino-americanos, os jamaicanos e os afro-americanos da cidade de Nova York mais precisamente no sul do Bronx. O disc-jockey Afrika Bambaataa é considerado como o pioneiro e criador deste movimento social altamente influente.

A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break.