Qual a diferença de trancamento total e parcial?

Perguntado por: vAvila . Última atualização: 1 de junho de 2023
3.9 / 5 11 votos

O trancamento é orientado e autorizado pelo Coordenador de Curso, e pode ser Trancamento Total, quando for de todo o semestre letivo, ou Trancamento Parcial, quando for de componentes curriculares.

O trancamento parcial de matrícula consiste na interrupção de matrícula em uma ou mais disciplinas específicas sem justificativa formal. Se solicitado, ficará registrado no histórico do aluno e possuirá consequências para o cálculo do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

A ação de trancar a faculdade consiste num recurso disponibilizado pelas instituições em que o estudante que realiza o trancamento fique sem frequentar as aulas do curso e também sem pagar as mensalidades. Ou seja, trancar a faculdade te torna uma pessoa sem obrigações acadêmicas e pessoais com a instituição.

O aluno pode solicitar o trancamento geral de matrícula (TGM), o qual implica a suspensão de todas as atividades acadêmicas do estudante, sem perda de seu vínculo regular com a Universidade.

Além disso, pode mantê-la trancada por até um ano em cada solicitação. Mas se liga: isso só pode ser feito até duas vezes durante toda a sua graduação.

Cancelar a faculdade e fazer o trancamento são duas solicitações bastante parecidas, mas que tem objetivos e consequências diferentes. Por exemplo, enquanto trancar a faculdade significa dar uma pausa nas atividades para retomar depois, cancelar significa cortar de vez os vínculos do aluno com a instituição.

Para solicitar o trancamento em caráter excepcional, o aluno fazer a solicitação via e-DAC, onde ele deve apresentar as justificativas que caracterizam a excepcionalidade. O cancelamento de matrícula é a suspensão permanente da matrícula no curso de graduação, não havendo possibilidade de retorno posterior ao curso.

Confira os 5 principais motivos para trancar a faculdade

  1. Problemas financeiros. Um dos principais motivos para trancar a faculdade são os problemas financeiros. ...
  2. Rotina estressante. ...
  3. Dúvidas quanto à escolha do curso. ...
  4. Necessidade de se especializar. ...
  5. Desejo de estudar e trabalhar fora do país.

Se tiver abandonado (e não trancado) a faculdade, é provável que tenha repetido disciplinas. Além disso, é natural que as mensalidades tenham sido cobradas durante os meses em que esteve ausente. Em caso de débitos, basta conversar com a instituição e negociar novas condições.

3) Em quanto tempo posso voltar? Você deve voltar em até 2 anos depois do trancamento da matrícula. Pelo fato das faculdades sempre atualizarem a sua grade de matérias, caso fique afastado por muitos anos tudo o que você cursou será perdido.

Em caso de abandono, débitos continuam
Se o aluno deixa de freqüentar as aulas antes do fim do semestre, a universidade entende que houve abandono de curso. Nesse caso, a cobrança das mensalidades continua correndo, até o fim do período letivo.

O trancamento pode ser feito durante certo período, disposto em regimento da instituição de ensino. Por outro lado, no cancelamento da matrícula não há reserva de vaga, de modo que o aluno perde o vínculo, e a vaga poderá ser preenchida por outro aluno.

Enquanto o trancamento está em vigor, o aluno não sofre penalidades por não frequentar aulas do curso, pois sequer está matriculado no semestre. Além disso, trancar a faculdade não exige multa ou pagamento das mensalidades durante o período.

O estudante pode trancar o curso mesmo tendo mensalidades atrasadas, porém, caso decida voltar a estudar na mesma instituição, será impedido de fazer a nova matrícula até quitar os débitos pendentes.

Entende-se por trancamento especial a suspensão automática de todas as atividades acadêmicas, a qualquer época, sem perda do vínculo regular com a Universidade nem prejuízo no cálculo do Índice de Desenvolvimento Escolar, concedida em situação excepcional, desde que devidamente comprovada.

Embora não seja obrigatório, você pode até mencionar o motivo do trancamento e informar também caso haja a intenção de retomar os estudos, por exemplo: O curso foi trancado devido a problemas financeiros. Pretendo retomar assim que possível. Outra forma de abordar o assunto é mencionar isso na carta de apresentação .