Qual a diferença entre alginato tipo 1 e 2?

Perguntado por: dvilela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Existem duas opções de alginato: presa regular (tipo 2, tempo de trabalho: 3-4 min e de presa: 6-7 min) e presa rápida (tipo 1, tempo de trabalho: 1,2-2 min e de presa: 3,2-5 min). O tempo de trabalho e presa do alginato pode ser prolongado reduzindo a temperatura da água.

Os materiais de moldagem podem ser classificados de acordo com as suas propriedades elásticas após a presa. Diante disto, estes materiais se dividem em duas categorias, os Anelásticos e os Elásticos. Como exemplos de materiais anelásticos podemos citar a godiva e a pasta de óxido de zinco e eugenol.

Existem dois tipos de moldagem e vocês vão entender a diferença a seguir.

  • Moldagem:é o ato de moldar o paciente, de obter o molde.
  • Molde: é a reprodução em negativo da parte da boca que foi moldada.
  • Modelo: é a réplica da boca do paciente oriunda do preenchimento do molde (geralmente em gesso)

Em caso de feridas infectadas, a troca deverá ser realizada a cada 24 horas e em feridas limpas, com sangramento, a troca deve ocorrer a cada 48 horas. A cobertura secundária deverá ser trocada quando houver necessidade.

Indicação: feridas com ou sem infecção, com moderada a intensa exudação, com ou sem tecido necrótico, exceto, em caso de necrose seca e com ou sem sangramento. Aplicação: Pode ser recortado, mas deve-se utilizar tesoura estéril. Manusear com luvas ou pinças estéreis.

Dicas básicas:

  1. Leia as instruções fornecidas pelo fabricante;
  2. Utilize o produto dentro do prazo de validade;
  3. Evite contaminar o material;
  4. Utilize o tipo correto de moldeira e uma moldeira de encaixe apropriado;
  5. Utilize o adesivo apropriado para moldeiras;
  6. Seguir os tempos de trabalho e endurecimento do fabricante.

Desvantagens: Instabilidade dimensional. Recuperação elástica. Toda impressão precisa de ser lavada.

Deve-se aguardar 20 minutos antes de vazar o gesso, assim o material terminará a sua presa otimizando o resultado final.

Alternativamente, soluções de proteína de soro de leite também são capazes de formar hidrogéis como o alginato, podendo substituí-lo ou ser usado em associação após um processo de desnaturação térmica e resfriamento.

Pode substituir:
Hydrogel (usando PolyMem basta umedecer a placa com soro fisiológico.); – Alginato (usar PolyMem Wic ou PolyMem Wic Prata); – Hidrocolóide; – Gaze.

Critérios de classificação dos materiais

  • 1 – Quanto à sua Estocagem ou por Demanda. a) Materiais estocáveis. ...
  • 2 – Quanto a sua aplicação. a) Materiais de consumo geral. ...
  • 3 – Por Periculosidade. ...
  • 4 – Por ser Perecível. ...
  • 5 – Importância Operacional (Classificação XYZ) ...
  • 6 – Classificação ABC.

MOLDE é a copia negativa , sendo resultado da moldagem, já a MOLDAGEM é o ato de obtermos uma cópia, o MODELO por sua vez é a reprodução do elemento desejado, a cópia positiva. Molde é o que obtemos com o alginato, a cópia negativa. Moldagem é o procedimento.

Moldagem de arrasto ou de transferência – é o molde obtido com as infraestruturas protéticas em posição na boca do paciente. No modelo obtido, montado em articulador, o técnico fará o recobrimento estético, com cerâmica ou cerômero. As principais técnicas para obtenção do troquel ou modelo de trabalho são: 1.

A moldagem pela técnica da dupla impressão ou técnica de reembasamento utiliza também os dois materiais de diferentes viscosidades, porém, em duas etapas. Consiste em realizar uma moldagem preliminar com o material pesado para, posteriormente, realizar a segunda moldagem com o material de consistência mais fluida.

A iniciar pelo alginato de cálcio que ajuda no combate a inflamação, seguida pela prata que possui ação antibacteriana e o curativo que gera a cobertura. Entenda mais!

O que é e para que serve Dersani Hidrogel com Alginato Gel? Dersani Hidrogel auxilia na cicatrização de feridas secas, inflamadas e necroses causadas por: úlceras, queimaduras de primeiro e segundo graus e lacerações. Ideal para o tratamento e cicatrização de feridas em geral.

O Alginato de Cálcio e Prata é um produto que, em contato com o leito da ferida, forma um gel e reduz a carga microbiana das feridas infectadas ou em risco de infecção.

Descrição. É um curativo em forma de gel transparente que hidrata os tecidos necróticos secos. É indicado para feridas secas,com presença de tecido necrosado e esfacelado. Promove o desbridamento autolítico e preparo o leito da ferida para uma melhor cicatrização.

Quando não usar? Os curativos de alginato são contraindicados para lesões superficiais que apresentem pouca ou nenhuma secreção e a maior parte das queimaduras.