Qual a diferença entre Belsazar e Beltessazar?

Perguntado por: acaldeira9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

(A semelhança de nomes: Belsazar era o filho do rei Nabuconosor. Já Beltessazar foi a forma com que Daniel passou a ser chamado pelo rei Nabuconodosor). Daniel foi chamado à presença do rei, disse que ouviu dizer de sua capacidade e sábios e astrólogos de todo reino não conseguiram interpretar aquelas palavras.

Esse banquete serve como uma representação adequada da Babilônia do tempo do fim, conforme vista no livro do Apocalipse. Como Belsazar, a mulher, na Babilônia do tempo do fim, tem um cálice de ouro e oferece bebida contaminada às nações.

Beltessazar foi o nome dado ao profeta Daniel quando ele foi levado cativo para a Babilônia. O significado do nome Beltessazar é discutido entre os estudiosos. Muitos acreditam que esse nome seja uma transliteração em hebraico do nome babilônico Balatusu-usur que significa “proteja a vida dele” ou “proteja sua vida”.

Mesaque foi o nome babilônico dado pelo chefe dos eunucos na Babilônia ao jovem Misael. Seu nome hebraico, Misael, significa “Quem é igual a Deus?”.

Admitidos na corte do rei da Babilónia, "o chefe dos eunucos impôs-lhe novos nomes: a Daniel o de Baltazar, a Ananias o de Sidrac, a Misael o de Misac e a Azarias o de Abdênago" (Daniel 1, 7).

Quando estava bem embriagado, ele se lembrou que Nabucodonosor tinha levado várias taças de ouro do templo em Jerusalém, quando o destruiu. Belsazar mandou trazer essas taças para ele, os nobres, suas mulheres e concubinas beberem nelas. A festa se degenerou e todos adoravam seus deuses falsos (Daniel 5:3-4).

Neriglissar (em acádio: Nergal-shar-utsur), foi um dos últimos reis da Babilônia. Ele assassinou Evil-Merodaque em 560 a.C. e foi sucedido, em 556 a.C., por seu filho Labasi-Marduque.

Havendo ele provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.

Nabonido era uma figura importante na corte imperial, mas, ao contrário de seus predecessores, ele não tinha nenhum parentesco, até então conhecido, com Nabucodonosor. É possível que tenha se casado com Nitócris, filha de Nabucodonosor II, e isso poderia ter dado legitimidade ao seu reinado que durou dezessete anos.

O rei Belsazar misturou o sagrado com o profano ao ordenar que os candelabros e utensílios de ouro, tirados do Templo, em Jerusalém, pelo rei Nabucodonosor, fossem usados em uma festa regada a vinho e louvores aos deuses de ouro, prata, bronze, ferro, madeira e de pedra.

Belsazar (significado: Bel proteger o rei) foi o último dos reis da Babilônia (Daniel 5:1). Ele era filho de Nabonido com Nitócris, que era filha de Nabucodonosor e viúva de Neriglissar.

Daniel 5:1-6 NBV-P
Belsazar ordenou que as taças e vasos fossem trazidos para a festa, para que ele, os príncipes e suas mulheres bebessem dessas taças. Então trouxeram as taças de ouro que tinham sido tomadas do templo de Deus em Jerusalém, e o rei, os príncipes e as suas mulheres beberam das taças.

“Nada se sabe a respeito de seus progenitores, embora pareça haver sido de linhagem real (Daniel 1:3); foi levado cativo para a Babilônia [como parte da deportação dos judeus cerca de 605 a. C.] onde recebeu o nome de Beltessazar (Daniel 1:6–7)” (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Daniel”).

Segundo a Bíblia, em um momento da festa, apareceu uma mão que escreveu em uma das paredes atrás do trono de Belsazar: "MENE, MENE. TEQUEL. PARSIM." Ao observar o fenômeno espiritual, o rei Belsazar encheu-se de medo, dúvida e perturbação.