Qual a diferença entre cashmere e pashmina?

Perguntado por: dbernardes8 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A diferença entre Pashmina e Cashmere é o diâmetro (espessura) da fibra. As fibras de Pashmina são mais finas, em termos de espessura e qualidade, que as fibras de Cashmere. Por isso a Pashmina é usada para fazer ornamentos e vestes mais leves como lenços de pescoço e echarpes bem fininhas.

Pashmina, Echarpe e Cachecol
A echarpe é um adereço de pescoço feito em tecido leve, mas macio ao toque, esse tecido geralmente é grande e largo. Já as pashminas são echarpes feitas específicamente com um tipo de lã cashmire.

O cashmere é um material muito valorizado por ser um tecido raro, de alta qualidade, bonito e durável. Embora seja um pouco mais caro do que outros tipos de lã, seu valor se justifica pela qualidade excepcional, pela beleza e pela sofisticação que imprime às roupas e acessórios que o utilizam.

Pashmina em 100% cashmere fibra sintética. CUIDADOS: lavar a mão, não usar alvejante à base de cloro, não centrifugar, não torcer e não usar secadora.

As pashminas podem ser feitas em 100% cashmere, com misturas de seda e viscose e até mesmo com fios acrílicos. Geralmente são tipo um cachecol/manta, mas bem mais largos, e podem ser usados nas costas, no pescoço e nos braços.

Uma maneira de descobrir se é genuína é examinar cuidadosamente a etiqueta. Qualquer um desses tecidos na descrição indica uma mistura de tecido que não torna a Pashmina real: viscose, acrílico/sintético ou poliéster. Eles são os tecidos artificiais comuns que reduzem a qualidade da Pashmina.

Assim como qualquer outro acessório, o pashmina 2024 precisa ser usado com peças que tragam harmonia ao visual. O mais comum é combinar com calça mais justa e blusas de manga comprida, de gola alta ou comum. Além disso, esse look aceita muito bem uma terceira peça, como cardigãs, casacos, blazers e sobretudo.

Quanto à medida, os tamanhos das pashminas podem variar. Geralmente, elas têm aproximadamente 70-100 centímetros de largura e 200-250 centímetros de comprimento, ou seja, elas são grandes. No entanto, você também pode encontrar pashminas menores ou maiores, dependendo da preferência pessoal e do estilo.

Confira o truque ensinado por Roberta Andrioli:

  1. Passe a pashmina por trás do pescoço, deixando os dois lados bem divididos;
  2. Faça duas torções;
  3. Pegue as duas pontas e leve para trás do pescoço, dando um nó;
  4. Por fim, é só arrumar o lenço no corpo, podendo até colocar uma parte por dentro da calça.

É devido a palavra "pashm", que vem do idioma persa e significa "lã". Esta frase chegou ao Nepal, onde começaram a ser tecidos os lenços de lã de caxemira - e justamente aí é que foi criada a lã de pashmina.

A estola tem sua origem ligada a moda masculina. É uma peça curta e seu objetivo é proteger ombros e colo do frio. Elas são fabricadas com o uso de pele sintética, crochê e até mesmo lãs. Geralmente são usadas em ocasiões que requerem uma maior sofisticação.

A echarpe cachecol é uma peça versátil e atemporal que combina estilo e funcionalidade. Feita com materiais de alta qualidade, essa echarpe oferece conforto e aconchego, sendo perfeita para enfrentar os dias frios com elegância.

A estola é feita de pele ou pêlo e, a maior parte das vezes, tem a forma rectangular. Já a écharpe apresenta-se normalmente sob a forma de um lenço estreito e comprido, muitas vezes assemelhando-se a um cachecol (de lã).

seda

A seda é considerada o tecido mais nobre, por ser uma fibra natural obtida a partir da produção da larva da mariposa, popularmente chamada de bicho-da-seda, e seu fio oferece resistência, maciez e finura.

A melhor raça produtora de fibra de cashmere é a Boer, da caprinocultura de corte. “Todas têm a média muito boa, mas a cabra da raça Boer tem uma produção de cashmere mais de 10 vezes superior que a de outras raças”, explicou. Em seguida, vêm as raças leiteiras Alpina e Saanen.

Dilua uma quantidade razoável de sabão neutro na água. Vire o cashmere do avesso e mergulhe-o na água ensaboada. Se encontrar alguma sujeira localizada, deposite um pouco de sabão e esfregue delicadamente. Enxágue e repita o processo se necessário.

A cashmere é tirada do subpelo de cabras que vivem na cordilheira do Himalaia, parte da região das planícies Tibetanas de Kashmir, no norte da Índia, a Caxemira. Esse tecido quentinho vai deixar seus dias mais aconchegantes.

Como guardar
Certifique-se de que suas roupas recém-lavadas estejam totalmente secas antes de guardá-las - é recomendável colocar as malhas de cashmere em uma bolsa com zíper e colocar no freezer por 48 horas antes de fazê-lo. Isso mata as larvas e protege suas malhas de buracos e ovos de mariposa.