Qual a diferença entre CBUQ e CAUQ?

Perguntado por: lgomes3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) e CAUQ (concreto asfáltico usinado a quente), são a mesma coisa, trata-se de um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras.

O Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), também conhecido como Concreto Asfáltico, é um tipo de concreto utilizado para pavimentação de estradas com a função de impermeabilizar e conferir um acabamento nivelado e resistente ao elemento.

O revestimento com TSD utiliza menos agregados e sua mistura é feita diretamente na pista, aplicada em duas camadas de agregados e ligantes, seguido da compactação. Já o CBUQ sai pronto da Usina para ser aplicado na pista, a uma temperatura entre 150°C e 160°C., sendo essa a principal diferença entre eles.

CBUQ Faixa C: O CBUQ Faixa C é usado na camada de rolamento, também conhecida como capa asfáltica. Ou seja, é a camada superior do asfalto, a que pode ser vista e que entra em contato direto com o tráfego das rodovias.

O CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) se caracteriza como um revestimento asfáltico. Comumente encontrado nas rodovias brasileiras bem como em vias urbanas. Visto que é formado por quatro camadas de diferentes espessuras, ele é composto de agregados minerais e ligantes asfálticos.

CBUQ Faixa B
Geralmente este CBUQ é utilizado como camada intermediária do pavimento em rodovias com grande tráfego. Essa camada apresenta agregados minerais com maior diâmetro de graduação, assim como uma maior porcentagem de vazios e menor presença de material de enchimento.

Tratando-se ainda da granulometria do CBUQ, este tipo de concreto asfáltico possui quatro tipos diferentes de dosagem, de acordo com a graduação dos agregados, sendo elas: densa, uniforme, aberta e descontínua.

O binder, conforme já foi explicado anteriormente, vai abaixo da capa asfáltica e faz a ligação da primeira camada com as camadas da base. Diferente do modelo anterior, o CBUQ Faixa C é ideal para formar a camada de rolamento. Para isso, é fundamental que o composto seja resistente, flexível e estável.

- Não é permitida a execução dos serviços em dias de chuva. - O concreto asfáltico somente deve ser fabricado, transportado e aplicado quando a temperatura ambiente for superior a 10ºC.

O asfalto (CBUQ, ou Concreto Betuminoso Usinado a Quente), que utiliza derivados do petróleo, e que tanto desejamos ver nas demais avenidas do condomínio, quase dobrou de preço, saltando de 803 reais, por metro cúbico, para 1.533 reais, segundo as tabelas de referência do DER/MG (que você pode acessar CLICANDO AQUI).

Sim, é o principal componente da massa asfáltica CBUQ.

disso, a mistura do asfalto frio promove mais. impermeabilidade e flexibilidade, se comparado com o. usinado quente.

O CBUQ Faixa A é uma mistura asfáltica que apresenta uma estrutura granulométrica ideal para camada de ligação de pavimentos, também chamada de “binder”, em vias urbanas e rodovias.

Composição do asfalto CBUQ
A principal diferença entre as faixas C e D do asfalto CBUQ está na sua composição. A faixa C é composta por um menor teor de ligante asfáltico e uma maior quantidade de agregados. Já a faixa D possui um teor de ligante asfáltico mais elevado e menos agregados.

O CAUQ ou CBUQ é normalmente composto por um agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e um ligante (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo.

Tratamento superficial duplo – TSD é a camada de revestimento do pavimento constituída por duas aplicações de ligante asfáltico, cada uma coberta por camada de agregado mineral e submetida à compressão.

O Asfalto, tecnicamente falando, é conhecido como CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado à Quente. Sua produção é feita em uma Usina de Asfalto. A temperatura que o CBUQ sai da usina é em torno de 165 a 168 graus Celsius, já a sua aplicação é entre 150 e 160 graus.