Qual a diferença entre Compadre e cumpadre?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A forma correta de escrita da palavra é compadre, com o na primeira sílaba: com-pa-dre. A palavra cumpadre, com u, está errada. O substantivo masculino compadre é usado, principalmente, para referir a relação do padrinho e do pai de uma pessoa.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinocompadrecompadres
Femininocomadrecomadres

Geralmente, se chama de compadre. Diz-se tanto do padrinho em relação aos pais do afilhado como do pai deste em relação aos seus padrinhos.

O padrinho da minha filha é meu compadre. A madrinha da minha filha é minha comadre.

No falar caipira, designa pessoa que possui intimidade: amigo.

1 amigo, companheiro, colega.

com·pa·dre dre. 1. Diz-se tanto do padrinho em relação aos pais do afilhado como do pai deste em relação aos seus padrinhos. 3.

Etimologia (origem da palavra compadre). A palavra compadre deriva do latim "compater,tris", com o sentido de ter uma relação estabelecida pela paternidade.

compadre {masculino}
buddy {subst.} pal {subst.}

[Gramática] Feminino: rainha.

1. Diz-se tanto do padrinho em relação aos pais do afilhado como do pai deste em relação aos seus padrinhos. 3. [Figurado] Amigo íntimo.

Diferente do que pensam, não existe uma regra de quantos padrinhos de casamento convidar. Você pode simplesmente convidar um padrinho e uma madrinha, bem como escolher 5 padrinhos e 5 madrinhas. Essa é uma decisão pessoal, que cabe exclusivamente aos noivos.

Não, os padrinhos de casamento não precisam ser um casal, mas alguns pontos devem ser observados porque a situação aqui é um pouco mais delicada. Se o casal for namorado, não há problemas de chamar somente um deles. Isso é muito comum quando se tem amigos de longa data que estão em um novo relacionamento.

Os padrinhos são testemunhas que, pelo exemplo da sua vida cristã, são referência para a vida cristã das crianças. Não é obrigatório ter padrinhos. Mas se os houver, haja um só padrinho e uma madrinha. A criança não pode ter dois padrinhos ou duas madrinhas.

Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Ser dinda é isso: ser considerada uma segunda mãe ou um segundo pai. É também ajudar os pais do bebê sempre que necessário, fazendo pelos pequenos o que eles próprios fariam. Ou seja, enchendo suas vidas de carinho, atenção e cuidado! É uma oportunidade única de estar por perto, para ajudar, socorrer e auxiliar.

1. Pessoa que tem padrinho ou madrinha (de baptismo , casamento, etc.). 2. [Figurado] Protegido.

gen·ro ro. Homem casado ou viúvo, relativamente aos sogros ou pais do seu cônjuge. Feminino: nora.

nome compadre; compañero.