Qual a diferença entre decorticação e Descerebração?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A postura de decorticação é um sinal de danos no trajeto dos nervos entre o cérebro e a medula espinal . Embora grave, geralmente não é tão grave como a postura descerebrada. A postura pode ocorrer em um ou ambos os lados do corpo.

remoção da casca de sementes, frutos, etc.

A Descerebração é uma condição patológica resultante. de quadros de trauma, tumores ou de hemorragia que. acometem áreas cerebrais acima da região localizada. entre o colículo superior e o inferior no tronco.

A descerebração é uma condição patológica, que se resulta de quadros de trauma, tumores ou até mesmo de hemorragia que atingem áreas no cérebro acima da região que se localiza entre o colículo superior e o inferior no tronco encefálico, de forma a eliminar a influência do córtex sobre os tractos motores.

O paciente que estiver adotando a posição de decorticação (flexão anormal) receberá 2 pontos, e o que estiver com a postura de descerebração (extensão) receberá 2 pontos. O paciente que não conseguir realizar nenhum movimento e não estiver adotando as posturas de flexão ou extensão, vai receber apenas 1 ponto.

HEMIPLEGIA. O termo hemiplegia é apenas descritivo, significando paralisia de uma metade do corpo. É portanto, a sequela de uma patologia que pode estar localizada em uma ou algumas áreas do sistema nervoso central, e de acordo com Deaver (1958), até o nível da 5. ª vértebra cervical.

“Quem está em coma Glasgow 3, tem um coma que não responde a nenhum estímulo. O estágio mais profundo do coma, normalmente implica lesão neurológica muito grave”, explicou.

A escala tem como objetivo traçar uma estratégia que combina os principais indicadores-chave de gravidade no traumatismo crânioencefálico (TCE) em uma escala simples. A escala tem três variáveis, que podem ser graduadas de 1 a 5. Sendo assim, escore 3 representa o máximo de gravidade, e escore 15 o mínimo.

A postura de decorticação é um sinal de danos no trajeto dos nervos entre o cérebro e a espinal medula. Embora grave, geralmente não é tão grave como a postura descerebrada.

A causa mais comum é o empiema pleural (pus na pleura).

Através de minúsculas incisões, sob orientação endoscópica, o líquido é drenado e as cascas pleurais removidoas da superfície da parede do pulmão e do tórax. Dois ou três drenos torácicos são deixados no espaço pleural. Eles geralmente são removidos 4 a 7 dias após a cirurgia.

A escala de coma de Glasgow (ECG) é um método que tem como objetivo definir o estado neurológico de pacientes com uma lesão cerebral aguda analisando seu nível de consciência.

(6) Resposta Motora à Ordem: cumpre ordens de atividade motora (duas ações) como apertar a mão do profissional e colocar a língua para fora. (5) Resposta Motora Localizadora: Localiza e procura interromper fonte de estímulo doloroso.

O coma dépassé, que pode ser traduzido como um estado de comprometimento da consciência "além" do coma, foi descrito através da apresentação de vinte e três pacientes com quadros neurológicos graves ventilados artificialmente do Hospital Claude Bernard, em Paris.

Uma pontuação de 8 ou menos na ECG configura uma definição geralmente aceita de coma ou lesão cerebral grave. Pacientes com lesão cerebral que tenham uma pontuação ECG de 9 a 12 são categorizados como tendo “Lesão moderada” e indivíduos com escore ECG de 13 a 15 são designados como tendo “lesão leve”.

A classificação que varia de 3 a 8 pontos é considerada grave, tendo a necessidade de intubação imediata; A classificação de 9 a 12 pontos é considerada moderada; A classificação de 13 a 15 é considerada leve.

Níveis de coma
A pontuação vai de 3 a 15 e, quanto menor o grau, mais profundo é o rebaixamento de consciência do paciente, sendo 15 o valor normal para um paciente alerta, falando, responsivo e não confuso.