Qual a diferença entre endovenoso e intravenoso?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Qual a diferença entre via intravenosa e endovenosa? Na verdade, os termos são sinônimos, pois ambos descrevem a aplicação de um composto diretamente na veia do paciente. Ou seja, não há diferença real entre via intravenosa e endovenosa.

Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.

Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção. Os locais de escolha para adultos são as veias periféricas dos membros superiores e para crianças, os locais comumente utilizados são membros superiores e inferiores, não havendo limite máximo de volume [2].

As seringas mais apropriadas para a injeção endovenosa são as de 5,10 e 20 ml, já as agulhas devem ser longas, finas e com bisel longo.

2.1 — Volume: Esta via pode receber um volume máximo de 10ml, assim mesmo, excepcionalmente. O volume normal varia de 2 a 5 mil.

Subcutânea (SC)
A absorção é mais lenta, pois a droga é depositada no tecido subcutâneo que é menos vascularizado, mas ricamente suprido por nervos (por isso, as drogas irritantes não podem ser administradas por essa via).

Agulha: Introduzir a agulha com a outra mão (bisel para cima), em um ângulo de 25 a 45º. Após o sangue fluir adequadamente na seringa, pedir ao paciente que abra a mão.

A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).

Via parenteral é a via de administração de medicamentos através de injeção. Esse é um dos principais formatos para medicar pacientes, oposto à via enteral. Estudando cada nomenclatura, fica fácil compreender seu funcionamento, porque ambos os nomes vêm da palavra grega enteron, que se refere ao intestino.

O Jelco é um cateter intravenoso, utilizado para realização de punções venosas periféricas. Diferentemente do Scalp, é indicado para casos com maior tempo de permanência, o que permite também a infusão de grandes volumes de forma rápida.

- Posicionar a ampola entre os dedos indicador e médio da mão não dominante. - Segurar a seringa com a mão dominante e introduzir a agulha com o bisel voltado para baixo, encostado na parede da ampola. - Aspirar a dose prescrita do medicamento e diluí-lo conforme protocolo da instituição ou prescrição médica.

É a administração de uma solução estéril na veia, diretamente na circulação sanguínea. A administração de medicamentos por via intravenosa, também chamada endovenosa, pode ser feita por acesso periférico ou central. Garantir acesso rápido ao sistema circulatório.

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA (IV). Consiste no ato de administrar medicamentos via endovenosa, por paciente, independente da quantidade de medicação prescrita nas consultas/atendimento.

Infusão em bolus: neste tipo, aplica-se o medicamento diretamente na veia do paciente em um tempo menor ou igual a um minuto. Infusão rápida: aqui, a aplicação do medicamento acontece em tempo que varia entre um e trinta minutos. Infusão lenta: quando a aplicação acontece em intervalos entre trinta e sessenta minutos.

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

A Via Intradérmica (ID) é uma via de administração de medicamentos, por ser uma via pouco distensível, é pouco utilizada – somente para casos de testes alérgicos, vacinas e doses pequenas de fármacos, como adrenalina.