Qual a diferença entre informaram e informarão?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Meus advogados já informaram o Procurador-Geral. Porque não nos informaram sobre isto tudo? Informarão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo.

Informaram vem do verbo informar. O mesmo que: preveniram, ensinaram, comunicaram, advertiram, avisaram, inteiraram, intimaram, notificaram.

O verbo informar atua, maioritariamente, como verbo transitivo direto e indireto, apresentando dois complementos verbais: um referente à informação transmitida, outro referente ao destinatário da ação.

O verbo "Informar" é Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.

Informam vem do verbo informar. O mesmo que: previnem, ensinam, comunicam, advertem, avisam, inteiram, intimam, notificam.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca. Dançarei a noite toda. Sorrirei quando tudo terminar.

Os verbos regulares terminam em “ed” e os irregulares estão na lista. Verbos REGULARES: grande parte dos verbos em inglês são regulares. Isso facilita muito, pois basta acrescentar “ed” ao final do verbo para transformá-lo no passado. Veja: worked, watched, kissed, asked, stopped, played, studied.

Informar: 1 anunciar, certificar, comunicar, indicar, informar, inteirar, intimar, notificar, participar, cientificar.

Não há vírgula depois de “informamos” porque não se separa verbo de complemento de verbo, assim como não se separa pai de filho.

As duas formas – irão e vão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir mas empregues em diferentes tempos verbais.

Em suma: informar algo a alguém ou informar alguém de ou sobre algo. Essas são as duas possibilidades de construção do verbo "informar". No caso em questão, o objeto direto é a pessoa ("informá-lo"), logo a informação está no indireto, que requer a preposição inicial ("de que a apuração seguirá...").

Quando a pessoa está conjugando o verbo "ir", o correto é "irão".

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

É se valer do verbo informar, que tem mais flexibilidade e admite tanto pessoa quanto coisa/fato como sujeito passivo. Assim, em vez de "Fulano foi comunicado", podemos dizer: Josué foi informado de sua demissão; O inquilino será informado de que as tarifas devem aumentar.