Qual a diferença entre INPS e INAMPS?

Perguntado por: aribeiro8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Em 1990, o INPS se fundiu ao Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) para formar o Instituto Nacional de Seguridade Social. O INAMPS, que funcionava junto ao INPS, foi extinto e seu serviço passou a ser coberto pelo SUS, este sistema tem uma avaliação e repercussão mundial.

Ao contrário das CAPs, os IAPs não estavam vinculados a empresas, mas sim a todos os trabalhadores de determinadas categorias profissionais, como os marítimos e os bancários – essas categorias, por sua vez, dispunham necessariamente de representação sindical.

Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social - Dibrarq.

Garantir, de forma ativa, a proteção dos indivíduos contra os riscos que determinam a perda ou redução da sua capacidade para o trabalho, proporcionando aos mesmos rendimentos substitutivos quando afetados por esses riscos sociais e criando condições para a sua dignificação e inserção social, na dinâmica produtiva e ...

O INSS é o Instituto Nacional de Seguro Social. Ele foi criado em 27 de junho de 1990 por meio do decreto 99350. O Instituto surgiu a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Ao Ministério da Saúde cabe oferecer assistência à saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras atribuições. O INSS mantém, ainda, serviços de perícia médica, além da reabilitação de trabalhadores que estão vinculados à Previdência Social, o que não deve ser confundido com atendimento médico.

A assistência à saúde desenvolvida pelo INAMPS beneficiava apenas os trabalhadores da economia formal, com “carteira assinada”, e seus dependentes, ou seja, não tinha o caráter universal que passa a ser um dos princípios fundamentais do SUS.

Após a extinção do Inamps, a União, através do Orçamento da Seguridade Social, obriga-se a garantir ao Sistema Único de Saúde, permanentemente e sem prejuízo da participação dos recursos do Orçamento Fiscal, o aporte anual de recursos financeiros equivalentes, no mínimo, à média dos gastos da autarquia nos últimos ...

b) Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). c) Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS). d) Fundo de Assistência à Saúde (FAS). e) Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPS).

INPS – Instituto Nacional de Previdência Social.

O INAMPS se constituía como a política pública de saúde que vigorava antes da criação do SUS e foi extinto pela lei federal 8.689, em 1993. O antigo Instituto era responsável pela assistência médica aos trabalhadores que contribuíam com a previdência social.

100 ANOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: A CRIAÇÃO DO INPS E DO INSS
O Instituto Nacional de Previdência Social – INPS, foi criado em 21 de novembro de 1966 pelo Decreto-Lei nº 72, com a unificação dos Institutos de Aposentadoria e Pensões.

Hêider Aurélio Pinto

De acordo com o médico sanitarista e mestre em saúde pública Hêider Aurélio Pinto, o Inamps surgiu pela pressão das grandes companhias, que não queriam que seus funcionários perdessem dias de trabalho por motivo de doença. O sistema era mantido tanto pelo governo, quanto pelo empregador e também pela população.

governo militar

No governo militar foi criado o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social). União de todos os órgãos previdenciários que funcionavam desde 1930, o INPS passou a conceder benefícios pecuniários e assistência médico-hospitalar aos trabalhadores do setor privado e aos funcionários públicos regidos pela CLT.

Para requerer o benefício por incapacidade laboral é necessário ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 dias (para empregados CLT, empregados domésticos e trabalhadores avulsos).