Qual a genética mais forte pai ou mãe?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Por outro lado, os cromossomos são os dispositivos de armazenamento dos genes. Geralmente, as pessoas têm 23 pares de cromossomos. Assim, o pai contribui com a metade da carga genética do bebê e a mãe com a outra metade.

Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo homozigoto puro é representado pelas letras maiúsculas, a exemplo de AA, BB, VV. Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo heterozigoto híbrido é identificado através da representação de uma letra maiúscula e uma minúscula, como Aa, Bb, Vv.

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.

Assim, o pai contribui com a metade da carga genética do bebê e a mãe com a outra metade. Agora, por que as crianças são mais parecidas como um ou com o outro? Cada gene é composto de duas cópias, a que vem da mãe e a que vem do pai. E a característica que é finalmente expressa é aquela que é dominante sobre as outras.

O gameta masculino é o espermatozoide, enquanto o feminino é o óvulo.

O filho herda o sangue do pai ou da mãe? O tipo de sangue é determinado na concepção, pela combinação genética entre o sangue da mãe e do pai, a criança herda sempre uma parte de cada um deles.

Segundo uma recente pesquisa publicada no Psychology Spot, as crianças herdam a inteligência da mãe. Como os genes de inteligência estão localizados no cromossomo X e as mulheres carregam dois deles, significa que as crianças têm duas vezes mais chances de herdar a sua inteligência da mãe.

Uma pesquisa da Universidade de Pádua na Itália apontou que na realidade os pequenos têm chances iguais de se parecerem tanto com o pai quanto com a mãe. A pesquisa também observou que em cerca de 20% dos casos, os pequenos no primeiro ano de vida não se parecem muito nem com o pai e nem com a mãe!

Os filhos herdam dos pais as informações genéticas contidas nos genes e a partir disso desenvolvem suas características; Os genes são transmitidos através dos gametas (espermatozoides e óvulos), de uma geração a outra.

Os danos nos espermatozoides que carregam o gameta X para dar origem a uma menina podem ser causados por uma síndrome de herança ligada ao sexo. Isso significa que os embriões vindos desses espermatozoides são frágeis e não conseguem sobreviver.

O exame genético é, na maioria das vezes, solicitado por algum médico. Os testes são feitos sobre uma pequena amostra de tecido ou de líquido corporal, como sangue, saliva, pele, líquido amniótico e células da parte interna da bochecha.

"Quando nasce, a criança vem com mais líquido na bolsa escrotal. Por isso, tem o tom mais escuro. Em 15 dias, a cor passa a ser rosa". Se bolsa escrotal permanecer escurecida por mais de 15 dias, adverte Chade, pode ser sinal de uma doença, a hidrocele, que necessita de cirurgia.

A história do bebê Gabriel, nascido de pais negros com olhos claros em novembro em um hospital de Niterói, no Grande Rio de Janeiro, é um caso raro, mas explicável pela herança genética.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.