Quantos litros de mel produz uma colmeia de abelha mandaçaia?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

2,0 litros

Em épocas de floradas cada colmeia pode produzir de 1,5 a 2,0 litros de mel. A Mandaçaia é uma abelha 100% brasileira e se desenvolve muito bem na Caatinga, área de ocorrência natural.

O mel da abelha nativa é superior em qualidade nutricional e medicinal se relacionado ao das abelhas com ferrão. No entanto, enquanto uma espécie de abelha nativa (Jataí) produz entre 800 gramas a 1,2kg de mel por ano, uma com ferrão (Apis) pode chegar até 80kg por colmeia anualmente.

Uruçu: constante nas regiões nordeste e norte do Brasil. Tem dois tipos mais famosos, a Uruçu-Amarela e a Uruçu-do-Nordeste. Ocorre ainda em áreas litorâneas e tem tamanho maior que as demais abelhas nativas. O mel é mais líquido, porém, rende mais e, por isso, é uma das mais procuradas por produtores.

Em épocas de floradas cada colmeia pode produzir de 1,5 a 2,0 litros de mel. A Mandaçaia é uma abelha 100% brasileira e se desenvolve muito bem na Caatinga, área de ocorrência natural.

Tradicionalmente, o mel da mandaçaia é pouco consumido pelo povo sertanejo como alimento. Devido as suas propriedades medicinais, ele é utilizado essencialmente para remédios caseiros e lambedores (espécie de xarope feito de ervas/folhas medicinais da Caatinga e mel da mandaçaia).

Abelhas mandaçaia caixa
O melhor modelo de caixas para abelhas mandaçaia é o modelo caixas INPA. Este modelo auxilia na divisão de enxames e nas revisões periódicas.

R$ 445,90.

abelha Jataí

Mel produzido pela abelha Jataí tem sabor peculiar e produção limitada. Uma abelha pequena, com cerca de 4 a 5 milímetros de comprimento, a Jataí produz um mel diferenciado. Com sabor peculiar e produção limitada, ele é o mel mais caro produzido no Estado. Um litro equivale a 1,4 quilos e pode custar até R$ 500.

É chamado élfico e é o mel mais caro do mundo. Extrair em uma caverna na Turquia, no vale Saricayr foi descoberto em 2009 dall'apicoltore Gunay Gunduz. Também chamado de mel elfo, é rico em minerais.

Na apicultura tradicional, o produtor colhe o mel apenas uma vez por ano, sendo cerca de 15 quilos por colmeia. Já na apicultura migratória, ele pode conseguir até três vezes mais. O produtor garante que a prática gera diversificação na cor, no sabor e no cheiro do mel.

Mel das abelhas sem ferrão:
8 - Uruçu-amarela: Mel muito ácido, produzido no Pará, considerado o melhor mel do Brasil no concurso de mel organizado pela Ame-Rio nesse ano.

Santa Catarina oscila de posição entre os maiores produtores de mel do país, mas em termos de exportação de mel orgânico, é o número um do Brasil. O melhor mel do mundo, eleito cinco vezes em competições internacionais, tem sede em Araranguá.

Mel produzido em Santa Catarina recebe o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre os dias 08 e 12 de setembro no Canadá. Esta é a quinta vez que a empresa catarinense Prodapys leva o prêmio.

A caixa é composta por três módulos (ninho, sobreninho e melgueira) com 7,5 cm de altura cada (Figuras 2 e 3). As dimensões internas de todos os módulos são de 15 cm x 15 cm.

Caixas para abelhas mandaçaia, mandaguari, tubuna, uruçus em geral, etc... Medidas externas: 27 cm largura x 27 cm profundidade x 35 cm de altura.

As abelhas com ferrão formam enxames de 70 mil a 90 mil indivíduos, em média, e produzem de 30 kg a 40 kg de mel por caixa por ano em apiários fixos.

A Melipona mandacaia ou Mandaçaia como é popularmente conhecida, é uma espécie de abelha – sem – ferrão pertencente à família Apidae, ordem Hymenoptera. Ocorre apenas na Caatinga, sendo naturalmente distribuída nos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí, onde se associa ao Rio São Francisco e seus afluentes.