Qual doce não faz mal?

Perguntado por: rgentil . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Alimentos como o cacau, a aveia, a banana e as nozes, são saborosos, versáteis e ainda promovem o prazer e o bem estar, ajudando controlar a fome e a vontade de comer doces, sendo ótimas opções para não estragar a dieta.

O açúcar refinado pode causar dependência e fazer muito mal à saúde, por isso, o melhor é buscar alternativas para substituir esse alimento. O açúcar refinado é o vilão de toda dieta, pois provoca o aumento de gordura no sangue.

Para afastar a vontade de comer doces e adicionar substitutos saudáveis à sua dieta, comece pelas frutas secas. A ameixa, por exemplo, além de ser rica em nutrientes e fibras tem um sabor acentuadamente doce. Ela pode substituir diversas sobremesas.

Frutas oleaginosas: o consumo moderado de amêndoas, macadâmia, castanha do Brasil, castanha de cajú, nozes, avelãs controla a compulsão por doces. Restrinja a quantidade a aproximadamente um pires de café, considerando o alto valor calórico! Frutas desidratadas: maçã, pera, banana, kiwi, abacaxi.

Comer doces de forma moderada não causa diabetes, mas o consumo em excesso de açúcar por vários anos pode sobrecarregar o pâncreas, e pessoas com propensão genética ao diabetes podem começar a produzir insulina suficiente ou ficarem resistentes a ela. Ou seja, nada de exageros.

O consumo excessivo do açúcar pode trazer diversos prejuízos para a saúde como doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, além de dificultar o processo de emagrecimento, já que contém um alto valor calórico.

De acordo com dados e pesquisas nutricionais da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de açúcar não deve ultrapassar 50 g ou 10% das calorias ingeridas em uma dieta saudável.

Nutricionista elenca os principais ganhos para as pessoas que se dispõem a cortar ou limitar o consumo de açúcar

  1. Diminuir o risco de doenças inflamatórias. ...
  2. Sentir mais disposição e energia. ...
  3. Melhorar a saúde intestinal. ...
  4. Conservar a saúde bucal. ...
  5. Manter o humor mais estável. ...
  6. Melhorar a aparência da pele.

Cortar o açúcar altera sua flora intestinal, o que pode causar sintomas como estufamento e constipação enquanto as bactérias estão se acostumando à nova dieta. Adicionar caldo natural de carne às refeições (ou de galanga, primo do gengibre) é uma boa maneira de acalmar o trato digestivo.

72h

Você precisa de apenas 72h para deixar seu corpo livre de açúcar – garantimos que você se sentirá muito melhor. Beba muita água antes e depois das refeições.

“O metabolismo energético é melhor regulado, o que faz com que a pessoa sinta mais energia; ela terá menos vontade de comer produtos açucarados; haverá uma melhor regulação do sono; e menos gordura corporal a longo prazo", define a especialista.

Como cortar o açúcar da alimentação: veja essas 7 dicas!

  1. Escolha o essencial. Mudar a dieta é sempre difícil. ...
  2. Varie no café da manhã Iogurtes, granolas, sucos adoçados, cereais – e até o pão – contêm açúcar. ...
  3. Devagar com a bebida. ...
  4. Leia embalagens. ...
  5. Olho no lanche. ...
  6. Conheça seu molho. ...
  7. Sobremesa com moderação.

Além de problemas emocionais, o desejo por doces também pode sinalizar outros problemas graves de saúde, como o diabetes. O professor explica que um dos sintomas comuns da doença é a fome intensa. “No caso do diabético, quanto mais ele come, mais ele sente fome.

· Alimentos estratégicos: “Alguns alimentos como: aveia, banana, maçã, canela, castanha-do-pará e grãos em geral ajudam a diminuir a vontade de comer doces. O consumo regular contribui para a redução da vontade de comer doces”.

Tendo isso em mente, separamos algumas dicas que podem colaborar no processo comer menos doces:

  1. Não tenha doces na despensa. ...
  2. Faça um diário alimentar. ...
  3. Beba água. ...
  4. Controle o estresse. ...
  5. Consuma alimentos amargos. ...
  6. Encontre outras fontes de prazer. ...
  7. Dê preferência para as frutas. ...
  8. Escolha os doces certos.

1- Beba bastante água
Além de manter seu corpo hidratado, a água melhora a circulação sanguínea, estimula os rins para trabalharem e ajuda na formação do bolo alimentar. Como resultado, a ingestão de água ajuda a desintoxicar e purificar o sangue e auxilia na filtragem de todo o açúcar ingerido.

O fato de beber água após comer um doce não tem nenhuma relação com o desenvolvimento da doença, portanto isto não passa de um dito popular. O ideal para manter a saúde é beber muita água independente de comer doces e diminuir a quantidade dos alimentos ricos em açúcar.

O melhor é escolher uma sobremesas à base de fruta, como banana sem açúcar, ou com baixo teor de açúcar. Há ainda o chocolate meio amargo, com pelo menos 60% de cacau — aconselha Haline. A nutricionista indica também ingerir esses docinhos logo depois da refeição.

Veja as dicas abaixo:

  1. Tente comer doces naturais. ...
  2. Prefira o chocolate amargo. ...
  3. Aposte em picolé de fruta caseiro. ...
  4. Opte por comer doces com adoçantes naturais. ...
  5. Tente maçã assada com canela. ...
  6. Oleaginosas torradas com mel. ...
  7. Reduza o açúcar aos poucos. ...
  8. Leia os rótulos.
  1. Alimentos fontes de fibras solúveis. A especialista explica que incluir fibras solúveis nas refeições, como chia e linhaça, é uma ótima forma de reduzir a quantidade de açúcar no sangue. ...
  2. Vegetais e legumes coloridos. ...
  3. Alimentos doces para adoçar as preparações. ...
  4. Evite os sucos e bebidas industrializadas.