Qual é a origem da didática?
A origem etimológica do termo didática procede do grego didaskein que significa instruir, ensinar. Foi introduzido pela primeira por Rat- ichius (1571l1635), no século XVI, como ciência reguladora do ensino.
Quem foi considerado criador da didática?
Iohannes Amos Comenius
Jan Amos Komenský (em latim, Iohannes Amos Comenius; em português, João Amós Comênio; Nivnice, 28 de março de 1592 – Amesterdão, 15 de novembro de 1670) foi um bispo protestante da Igreja Morávia, educador, cientista e escritor checo. Como pedagogo, é considerado o fundador da didática moderna.
Qual é o principal objetivo da didática?
Os objetivos da Didática são: refletir sobre o papel sóciopolítico da educação, da escola e do ensino; compreender o processo de ensino e suas múltiplas determinações; instrumentalizar teórica e praticamente, o futuro professor para captar e resolver os problemas postos pela prática pedagógica; redimensionar a prática ...
Onde originou a primeira sequência didática?
[...] a sequência didática surgiu na França no início dos anos de 1980 e objetivava melhorar o processo de ensino da língua materna, sendo uma proposta para sair de um ensino fragmentado de uma francês em que trabalhava de forma separada, sem conexões, a ortografia, a sintaxe de cada categoria de gramática.
Quais os 4 princípios da didática?
Dessa maneira, são apresentados quatro princípios didático- pedagógicos, são eles: inclusão, diversidade, complexidade e adequação ao aluno.
Quando surgiu a didática no Brasil?
Nesse sentido, com base nos estudos de alguns autores, entre eles, Veiga (1989), Freitag (1986), Saviani (1984) e Libâneo (1994), a didática vem sendo construída no Brasil como campo de pesquisa desde a chegada dos Jesuítas, em meados de 1500, até a atualidade.
Quais são os 5 componentes do ensino da didática?
Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.
Quem é o pai da didática?
Jan Amos Komenský
O artigo fará uma exposição dos ideais educacionais de Jan Amos Komenský, teólogo, filósofo e educador, que viveu no século XVII, e que se tornou conhecido como o “Pai da Didática Moderna”, através de sua grande obra “Didática Magna”.
Qual o princípio da didática?
Princípios didácticos são aspecto gerais, normas, regras, ou ainda pontos de partidas e todas as condições didácticas-pedagogico-psicologicas que expressam os fundamentos teóricos de orientação de todo trabalho docente-educativo.
Quais são os tipos de didática?
Didática Geral: trata dos princípios, métodos e estratégias de ensino que podem ser aplicados a qualquer área do conhecimento. Didática Especial: é voltada para o ensino em áreas específicas do conhecimento, como a Didática da Matemática, Didática da Língua Portuguesa, entre outras.
Qual é o papel da didática na atualidade?
A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.
O que a didática Magna afirma?
Comenius chama sua didática de 'magna' porque ele não queria uma obra restrita, localizada. No livro, o pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza.
O que é a didática tradicional?
No seio da didática tradicional, o método de ensino é concebido a partir do seu aspecto material. Isso significa que ele acentua a transmissão de conhecimentos, ou seja, a transmissão do saber historicamente acumulado. Ademais, o método de ensino é pensado a partir de uma perspectiva abstrata, formal e universalista.
Quais são os principais elementos da didática?
SEGUNDO LIBÂNEO (1993) OS ELEMENTOS DA DIDÁTICA, SÃO: OBJETIVOS E CONTEÚDOS; OS MÉTODOS DE ENSINO; AVALIAÇÃO; A AULA COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO; PLANEJAMENTO ESCOLAR; RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
O que é didática para Paulo Freire?
A Didática Freiriana é uma provocação epistêmico-metodológica para que os educadores assumam uma postura pedagógica libertadora e dinamizadora dos ambientes educativos, tomando essa metodologia como referência para sua práxis.
O que é a didática como prática educativa?
A4- A didática é o estudo dos modos de ensinar algum conteúdo a alguém. Desse modo, ela serve na melhoria das estratégias de ensino visando à melhor aprendizagem da pessoa.
Quais são as três etapas da sequência didática?
Sequência didática: como desenvolver essa estratégia?
- 1º) Apresentação da proposta aos alunos. ...
- 2º) Definição dos objetivos. ...
- 3º) Definição da sequência. ...
- 4º) Produção final.
O que a BNCC fala sobre a sequência didática?
A sequência didática, por sua vez, é uma das metodologias mais usadas para inserir os objetivos e competências da BNCC na prática pedagógica, de acordo com especialistas no tema. Então, podemos afirmar que os benefícios decorrentes do uso da sequência didática contribuem bastante para a inserção dos objetivos da BNCC.