Qual é o conceito de literariedade?
Literariedade é o «conjunto de características específicas (linguísticas, semióticas, sociológicas) que permitem considerar um texto como literário». A palavra vem de «literário + -dade».
Quais são os elementos da literariedade?
A linguagem literária é caracterizada por elementos como subjetividade, conotação, ficcionalidade e ausência de função utilitária. Desse modo, ela se opõe à linguagem não literária, isto é, objetiva, denotativa, não ficcional e com função utilitária.
Qual a diferença entre literatura e literariedade?
Determinar uma obra como literária é remontar na linguagem a sua função estética, de modo que o objeto literário traga em si não uma literatura, mas uma literariedade, isto é, aquilo que torna determinada obra uma obra literária.
O que é literariedade?
Literariedade é o «conjunto de características específicas (lingüísticas, semióticas, sociológicas) que permitem considerar um texto como literário».
O que é interpretar de forma literal?
Interpretação gramatical (literal ou filológico)
É o primeiro método a ser utilizado quando em contato com a lei, pois é a sua leitura, propriamente dita. O exame gramatical das palavras utilizadas. Entenda-se: não das regras gramaticais, mas do sentido semântico da escrita da lei.
Como surgiu a literariedade?
A concepção de Literariedade surgiu da vontade de definir a linguagem literária como autónoma, com funções distintas das iminentes ao Texto Não Literário. Surgiu ainda com o intuito da literatura se afirmar como ciência, pois até ao século XIX, as artes não eram consideradas ciências.
Como saber se é um texto literário?
Texto Literário:
- Linguagem conotativa (sentido figurado);
- Presença da Função Poética (centra-se na mensagem e preocupa-se com a arrumação das palavras);
- Presença da Função Emotiva (expressa sentimentos);
- Presença de figuras de linguagens;
- Musicalidade.
O que é literariedade para Jonathan Culler?
Por um lado, a literariedade se define em termos de uma relação com uma realidade suposta, como discurso fictício ou imitação dos atos da linguagem cotidiana. Por outro lado, aponta para determinadas propriedades da linguagem.
O que é um texto literário e suas características?
Quais são as principais características do texto literários? O texto literário se diferencia do texto referencial, sobretudo, por sua carga estética. Esse tipo textual exerce uma linguagem ficcional, além de fazer referência à função poética da linguagem.
O que é um texto literário Quais são suas características?
O texto literário é um texto que não necessariamente é utilitário e que pode gerar uma multiplicidade de interpretações, pois é resultado da subjetividade autoral. O texto literário dá asas à imaginação.
Qual o tipo de linguagem utilizada na literatura?
A linguagem literária pode ser encontrada em vários gêneros, como na prosa, nas narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e nos poemas.
Qual é o objetivo do estudo da literatura?
A literatura tem por objetivo recriar a realidade através da visão de um autor, dos seus sentimentos e técnicas narrativas. O que diferencia essa manifestação artística das outras é a palavra, sua matéria prima. Precisa haver uma espécie de abstração e subjetividade - essência de cada texto.
O que é literariedade para o formalismo russo?
Os formalistas russos estabeleceram uma distinção entre a linguagem literária e a linguagem cotidiana, elaborando o conceito de literariedade, isto é, a ideia de que a qualidade do texto literário reside no conjunto de traços constitutivos de sua linguagem.
Como fazer um texto não literário?
No discurso não literário deve predominar uma linguagem objetiva, clara e concisa a fim de que a informação seja repassada de maneira eficiente, livre de possíveis dificuldades que prejudiquem o entendimento do texto.