Qual foi o pecado de José?

Perguntado por: lmartins9 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Quando os mercadores de Midiã chegam ao Egito, José é comprado por um homem chamado Potifar e sua mulher, o que o coloca numa situação perigosa, à mercê de seus senhores. Hoje em dia, os rapazes frequentemente se inspiram com o exemplo de José, que resistiu ao assédio sexual da mulher de Potifar.

José como uma bênção para o Egito
Ele concedeu-lhe favor aos olhos do carcereiro, o suficiente para nomeá-lo encarregado de todos os prisioneiros. Ele até se tornou uma bênção para dois deles—o copeiro-chefe e o padeiro do rei—interpretando seus sonhos (capítulo 40). O copeiro sonhou com uma videira com três ramos.

"José, além de formoso, era jovem quando foi tentado pela esposa de Potifar. É de se esperar que como qualquer rapaz da idade dele, ele era viril e, portanto, tinha suas necessidades físicas bem apuradas, por isso, não foi nada fácil resistir" José, além de formoso, era jovem quando foi tentado pela esposa de Potifar.

Gênesis 37:1–4—Jacó ama e favorece a José, que é odiado pelos irmãos. Gênesis 37:5–11—José sonha que seus pais e irmãos curvam-se diante dele. Gênesis 37:12–36—José é vendido pelos irmãos e levado para o Egito. 1 Néfi 5:14—José foi vendido para o Egito para que sua família fosse preservada.

Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos. Outro fato interessante na vida de José é que ele poderia ter deixado levar pelo ódio dos irmãos e se prostrar, ficar doente de amargura e tristeza.

A análise do caráter de José demonstra que ele possuía algumas características que podem servir de exemplo aos cristãos de hoje, como responsabilidade, trabalho diligente, ética pessoal e profissional, respeito e obediência aos pais e a Deus, integridade e moral elevada.

Hoje em dia, os rapazes frequentemente se inspiram com o exemplo de José, que resistiu ao assédio sexual da mulher de Potifar.

Uma túnica de várias cores demorava muito tempo para ser produzida e custava muito caro. A ideia dessa vestimenta era que todos que olhassem para quem estivesse a vestindo entendesse a importância daquela pessoa pois quem usava a túnica colorida seria o herdeiro do patriarca.

Transformar pedra em pão, entretanto, seria subverter a ordem natural das coisas em benefício próprio, e isto Jesus não faz! Ele, com seu poder divino, até subverte esta ordem quando é em benefício do outro, do próximo.

Curvar-se diante de Deus nos torna conscientes de nossas limitações e nossa necessidade de liderança, enquanto nos habitua a tomar a iniciativa de servir a Deus. A reverência ensina a nós e aos outros o que significa ser servos de Deus.

Gênesis 37 conta que,quando esse episódio aconteceu, José tinha dezessete anos.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

São José: exemplo de obediência
Mesmo que a tarefa fosse difícil, o pai adotivo de Jesus seguia os pedidos de Deus. Sua história nos ensina a ter fé e confiar nas promessas divinas, mesmo quando nada parece justo.

CONSPIRAÇÃO TRAIÇOEIRA. Um dia, Jacó enviou José para levar suprimentos para seus irmãos que estavam pastoreando ovelhas. Quando ele os encontrou em um lugar chamado Dotã, a maioria dos irmãos ciumentos de José queria matá-lo e jogar seu corpo em um poço vazio.

2 E José ordenou aos seus servos, os médicos, que embalsamassem seu pai; e os médicos embalsamaram Israel. 3 E cumpriram-se-lhe quarenta dias, porque assim se cumprem os dias daqueles que se embalsamam; e os egípcios o choraram setenta dias.

Significa Deus acrescenta e indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios. É muito conciliador e conserva o autocontrole mesmo nas piores situações.

110 anos

José viveu muitos anos no Egito até sua morte com 110 anos , mas nunca se esqueceu da aliança de Deus para o povo de Israel. Essa aliança foi a de que a terra de Canaã, onde morava seu pai Jacó, seria dada à Abraão e seus descendentes.

Com São José aprendemos, sobretudo, a equilibrar doçura e firmeza, a sermos consolo nos momentos de dor, a perdoar quando necessário, a ter paciência quando não há o que ser feito e, acima de tudo, a educar pelo amor.