Qual o correto gorjeta ou gorgeta?

Perguntado por: malmeida . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

A forma correta de escrita da palavra é gorjeta. A palavra gorgeta está errada. Devemos utilizar o substantivo comum feminino gorjeta sempre que quisermos referir o dinheiro que se dá como gratificação pela prestação de um serviço.

las propinas
(Nada de traduções automáticas!)

Essa taxa “extra” se refere à gorjeta do garçom e é regulamentada de acordo com a Lei da Gorjeta, em vigor desde 2017. O que talvez possa gerar dúvida tanto no consumidor quanto para o dono de restaurante é se o pagamento dos 10% da taxa de serviço é obrigatório ou não.

Justiça do Trabalho reconhece que gorjetas pagas a garçons podem ser incorporadas ao salário com base em valor estimado. De acordo com a Súmula nº 354 do TST, "as gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de serviço ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remuneração do empregado".

Quanto à origem da gorjeta, há várias teorias. A mais difundida diz-nos que este hábito surgiu na Europa. Tradicionalmente, dava-se uma bebida por simpatia na retribuição de um serviço. Em inglês, “tip” (gorjeta) deriva de “tipple”, “bebida”.

gratuity If you give someone such as a waiter a tip, you give them some money for their services.

No Espanhol, existe mais de uma maneira de chamar o garçom - assim como no Brasil, cada expressão tem um local apropriado. As palavras mais comuns são “mesero” ou “mesera” e “camarero” ou “camarera”, e ambos os termos são usados em ambientes formais.

Mas, na França, é você quem precisa tomar a iniciativa quando o atendimento te agrada. Você irá dar uma “gorjeta” - em francês, “um pourboine”.

A palavra Propina na Argentina, significa Gorjeta. Acabou de comer em uma deliciosa parrilla pediu a conta e não sabe quanto deixar de gorjeta? Não se preocupe.

De acordo com as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando o S aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia de Z. Por exemplo: casa, mesa, desânimo, liso. Essa característica da letra S é o que causa confusão na maioria das pessoas.

Uso da letra G
A letra G é usada nas palavras: terminadas em “-agem”, “-igem” ou “-ugem”: aragem, vertigem, ferrugem etc. Exceções: pajem, lambujem. acabadas em “-ágio”, “-égio”, “-ígio”, “-ógio” ou “-úgio”: pedágio, régio, prestígio, relógio, refúgio etc.

O pagamento da taxa de 10% sobre o valor da conta NÃO É OBRIGATÓRIO! › A Lei nº 13.419 (Lei das Gorjetas) define essa taxa como um ato espontâneo, por parte do consumidor, ou seja, ele só paga se quiser.

Na Dinamarca também não existe o hábito de dar gorjetas, tanto que os garçons e outros prestadores de serviços não criam nenhuma expectativa com relação a receber uma gratificação extra pelo serviço oferecido. A hábito da gorjeta na Finlândia é como na Dinamarca, ou seja, não existe o costume por lá.

De acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, "se um restaurante determinar um valor de gorjeta no seu preçário, não lhe resta alternativa senão pagá-la".

a) A gorjeta não pode ser utilizada como única remuneração do empregado, diante da obrigação legal do pagamento do salário mínimo. b) Não pode haver qualquer tipo desconto do valor destinado ao empregado como gorjeta/taxa de serviço seja por dano, penalidade ou falta.

Para empresas sujeitas ao modelo de tributação diferenciado, como o Simples Nacional, pode ser retido até 20% da gorjeta para custear encargos sociais, previdenciários e trabalhistas. Para empresas com modelo de tributação não-diferenciado podem ser retidos até 33% do valor para o mesmo fim.

Por lá é SUPER comum dar gorjetas (tips ou gratuity, em inglês) em táxis, restaurantes e basicamente para qualquer prestador de serviço! Ainda digo mais, é quase regra – mesmo! Nos restaurantes é considerado normal deixar 20% além da conta para o garçom.

Relembrando: nos Estados Unidos, espera-se que você dê entre 15% e 20% de gorjeta em restaurantes. Não dar gorjeta, ou dar gorjeta menor que 15%, pode levar o garçom a ir atrás de você na calçada. Ao pagar com cartão de crédito, o cliente escreve no recibo do cartão a gorjeta que vai dar, faz a conta e põe o total.