Como se escreve gorjeta com G ou com J?

Perguntado por: aarruda7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Então, essa é a chamada GORJETA. Só que algumas pessoas têm o hábito de falar GROJETA em vez de GORJETA, sendo que essa é a forma correta, segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Portanto, GROJETA não existe.

18 sinônimos de gorjeta para 3 sentidos da palavra gorjeta: Gratificação em dinheiro: 1 propina, adiafa, emolumento, espórtula, gratificação, lambidela, molha, molhadela, molhadura, mota, recompensa, retribuição, sobrepaga.

Ou seja, a taxa de serviço também é considerada como gorjeta, embora, no geral, ela seja dividida entre todos os funcionários e não só os garçons. Além disso, ela não entra como receita do estabelecimento, mas como gratificação destinada aos funcionários.

“Apesar de não ser obrigatório em Portugal, se um restaurante determinar um valor de gorjeta no seu preçário, não lhe resta alternativa senão pagá-la”, clarifica a DECO.

A palavra majestade tem origem na palavra em latim majestas, devendo assim ser escrita com j. Também com j deverão ser escritas as palavras cognatas de majestade, como majestoso e majestático.

Alguns apontam que a origem da gorjeta remete ao século XVI, na Europa. Na Alemanha, por volta de 1500, a gorjeta surgiu como recompensa ao bom e ágil serviço prestado, consistindo em pagar ao prestador de serviços uma bebida ou o dinheiro correspondente a ela.

gratuity If you give someone such as a waiter a tip, you give them some money for their services.

Hoje, propina virou o termo informal preferido da imprensa para se referir ao famoso suborno.

verbo intransitivo
Soltar gorjeios; trilar; cantar.

A letra J deve ser utilizada nos seguintes casos: 1) Nas conjugações dos verbos terminados em -jar ou -jear: Arranjar: arranjo, arranje, arranjemos. Pajear: pajeiam, pajeamos, pajearam.

  • jazigo. jaez. jazer. jovialidade. jogo. justaposto. jubiloso. justa. jaja. ...
  • jamanta. jerivá jesuíta. jugar. jazida. julgado. jugular. javé jogador. ...
  • jereba. jarrete. judaico. jaça. jarro. jerarquia. jardineiro. jogatina. ...
  • joule. jazz. jararaca. justiçamento. jurado. jeba. juta. jarretar. ...
  • jansenismo. judas. judicativo. jardar. jogado. jejuar. junqueira. jongo.

10%

A taxa de 10%, mais conhecida como a gorjeta do garçom, é uma forma que muitos estabelecimentos utilizam para bonificar o profissional pelo serviço bem prestado. O consumidor pode optar por pagá-la ou não. Essa cobrança deve ser informada prévia e adequadamente, com o devido valor discriminado na conta.

Existem diversas expressões populares que são usadas como sinônimos de gorjeta, tais como: "adiafa", "anhapa", "caixinha", "espórtula", "gage", "gruja", "inhapa", "japa", "lambidela", "lambuja", "lambujem", "mata-bicho", "molha", "molhadela", "molhadura", "mota", "potaba", "propina", "queijada", "sobrepaga", "xixica".

Na Dinamarca também não existe o hábito de dar gorjetas, tanto que os garçons e outros prestadores de serviços não criam nenhuma expectativa com relação a receber uma gratificação extra pelo serviço oferecido. A hábito da gorjeta na Finlândia é como na Dinamarca, ou seja, não existe o costume por lá.

Para começar, na Espanha não existe cobrança de 10% em bares e restaurantes, a título de serviço. Pode até existir uma cobrança extra por sentar em uma mesa ou numa “terraza”, mas não é comum a cobrança pelo “serviço”. Na Espanha as gorjetas não são comuns e não são obrigatórias.

Não chame o garçom
Aqueles clássicos: “ô garçom”, “ô amigão, depois passa aqui”, “ô chefe” não são bem vistos por aqui. O ideal é esperar que o garçom venha até a sua mesa, e se precisar chamar a atenção dele, um braço levantado olhando para ele já dá o recado.