Qual o mal que o Sazón faz?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

“Ajinomoto, Arisco, Kitano, Sazón, todos esses contêm substâncias que podem causar mal à saúde”, acrescenta Danielle. Ainda de acordo com a nutricionista, os danos são vários, podendo variar desde alergias cutâneas até náuseas, vômito, enxaquecas, asma, taquicardia, tonturas, hipertensão arterial a até mesmo depressão.

SAZÓN® é feito com temperos à base de ervas desidratadas e condimentos como alho e cebola. São ingredientes sem conservantes que realçam e complementam o sabor dos alimentos, pensados no paladar e em cada tipo de prato.

“Ajinomoto, Arisco, Kitano, Sazón, todos esses contêm substâncias que podem causar mal à saúde”, acrescenta Danielle. Ainda de acordo com a nutricionista, os danos são vários, podendo variar desde alergias cutâneas até náuseas, vômito, enxaquecas, asma, taquicardia, tonturas, hipertensão arterial a até mesmo depressão.

Tempere os bifes de fígado com os alhos, o tempero sazón e o sal. Coloque num refratário e junte o leite até cobrir - poderá ser necessário colocar mais leite, porque os bifes devem ficar submersos. Deixe por 1-2 horas na geladeira, para conseguir uma carne saborosa e macia.

Embora não exista comprovação científica de uma relação direta entre o uso de um tempero e o desenvolvimento de tumores, sabe-se que alguns deles podem provocar ou piorar o refluxo, que é um dos principais fatores de risco para o câncer de estômago e esôfago.

Afinal, comer tempero cru faz mal? Sim, faz, por diferentes fatores. No caso dos temperos em pó, por exemplo, a ingestão faz com que o organismo lide com alto teor de sódio e glutamato monossódico. Pesquisas comprovam que o glutamato bloqueia as transmissões nervosas do hipotálamo.

No nosso corpo, o glutamato monossódio funciona como um neurotransmisssor ao cérebro, que pode levar à agitação extrema e elevação dos níveis de estresse. "É um aditivo alimentar capaz de alterar comportamento, piorar casos de euforia excessiva, causar dores de cabeça e enjoos e diversas outras complicações à saúde".

O SAZÓN® Amarelo é feito especialmente para temperar legumes, contendo cúrcuma, salsa, cebola, alho e pimenta-do-reino. Deixa qualquer prato mais delicioso de maneira rápida e fácil!

“Entre os caldos de galinha, o Kitano é o que contém mais sódio (54% da quantidade diária recomendada), seguido por Jurema (48%) e Arisco e Sazon (47% cada)”, acrescentou a entidade.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização e distribuição da canela moída da marca Pirata.

O consumo frequente de caldos industrializados, como tabletes de caldo de carne ou frango, fazem muito mal, devido ao excesso de sódio. O consumo elevado da substância pode até causar câncer no estômago.

Segundo especialistas, o consumo desenfreado desses produtos representa uma ameaça à saúde, pois, devido às quantidades excessivas de conservantes, sal e outros aditivos, eles podem aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e, até mesmo, câncer.

MSG (glutamato monossódico) é o sal sódico do ácido glutâmico, um dos aminoácidos naturais mais comuns. O ácido glutâmico é produzido em abundância em nossos corpos e encontrado em muitos alimentos que comemos todos os dias, incluindo carne, peixe, ovos e laticínios, bem como tomates, milho e nozes.

Porque se deve moderar o consumo
É rico em colesterol: o consumo excessivo de colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas, por isso o consumo de fígado pode não ser uma boa opção para quem tem colesterol alto ou algum tipo de problema cardíaco. Contém metais pesados: como cádmio, cobre, chumbo ou mercúrio.

Pessoas com problemas de fígado devem evitar:

  1. Alimentos gordurosos,
  2. Alimentos fritos,
  3. Açúcar,
  4. Sal,
  5. Bebidas alcoólicas,
  6. Molhos, condimentos,
  7. Creme de leite, leite, queijo, manteiga, margarina e.
  8. Embutidos como salsicha, salame, linguiça e mortadela.

Um dos componentes mais nocivos para a saúde do fígado é o álcool presente nas bebidas alcoólicas. Isso acontece porque o órgão demora muito para processá-lo e, durante essa tarefa, o álcool agride a estrutura física do fígado, causando pequenas lesões que vão impedi-lo de cumprir suas funções da maneira correta.

"Alimentos contaminados por aflatoxinas (que podem estar presentes em grãos e cereais mofados), alimentos salgados (carne de sol, charque e peixes salgados), embutidos e carnes processadas (salsichas e salames) aumentam o risco para o desenvolvimento de câncer, principalmente dos colorretais", diz a médica.