Quando usar C com som de k?

Perguntado por: isilva4 . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

1. A letra “c” será usada sempre com o som de “k” (oclusiva velar surda), quando formar sílaba com as vogais “a”, “o” e “u”: coitado, cauda, custo, acordo, etc.

Queimar, questão, quatro, quantidade, monarquia, quilo, arquiteto, máquina, saquinho, qualidade, tranquilo, etc.

A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela apresenta a sonoridade de SS e a seguinte forma: Ç. Nunca pode iniciar palavras e é usada sempre antes das vogais A, O e U. Junto às vogais E e I, usa-se apenas a letra C.

1. A letra “c” será usada sempre com o som de “k” (oclusiva velar surda), quando formar sílaba com as vogais “a”, “o” e “u”: coitado, cauda, custo, acordo, etc.

Resposta: A letra c representa o som /s/ antes das vogais e, i; o som /k/ antes das vogais a, o, u.

  • A letra K é sempre consoante. Perceba que a letra K corresponde ao mesmo som do C (como em "casa", "corda" e "curto") ou QU (como em "ketchup"). ...
  • A letra W depende da pronúncia. Dependendo da forma como é pronunciada na palavra, a letra W pode ser uma vogal ou uma consoante. ...
  • Y é vogal, com raras exceções. ...
  • Outras dúvidas.

Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /k/ para automatização, como jogo da memória, labirinto com figuras que apresentam o fonema alvo e jogos de adivinhação; 10. Use atividades de adivinhação como: “O que é, o que é?

Vogais: a, e, i, o, u, y, w; Consoantes: b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, z.

Portanto, nada de separá-los, combinado? As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as. Os ditongos e tritongos devem pertencer a uma única sílaba.

Com C usamos A, O e U e com Q+U usamos E e I. A letra C com as vogais E e I formam sílabas com som de /S/.

Usamos esse termo para indicar que algo não faz parte de um padrão. O termo vem da palavra em latim exceptione – é sinônimo de restrição ou privilégio. Vamos ver alguns exemplos do uso da palavra nas frases abaixo: Toda regra tem exceção.

Resposta verificada por especialistas
O dígrafo Qu é necessário em português porque o k não é original da nossa língua e o C, diante de e e i, faz som de /s/ (e nunca jamais em tempo algum pode receber o cedilha diante de E e I). Para representar o som dos fonemas /k//e/ e /k//i/, o português usa que e qui.

Sílabas ka ke ki ko ku - família silábica do K || aprendendo a ler e escrevera sílabas e palavras - YouTube.

C é a segunda consoante e terceira letra do alfabeto. Pronuncia-se /k/ antes das vogais A, O e U e consoantes. Pronuncia-se /s/ antes das vogais E e I. Ç (pronuncia-se "cê cedilha) só se pode usar antes das vogais A, O e U.

A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela é usada apenas no meio de palavras e junto às vogais A, O e U, apresentando o som do fonema [s].

Não. Nessas palavras a letra c representa sons diferentes. Em único , cânions e conhece (a primeira letra c dessa palavra), a letra c representa o fonema /k/. Em conhece (a segunda letra c dessa palavra), cidade e você , a letra c representa o fonema /s/.

Peça para as crianças desenharem com o dedo no ar a letra “K”. Dê exemplos de palavras que comecem com a letra ”K” (kiwi, karatê, Kartódromo, Kit, Kafta, etc.) e peça para as crianças darem exemplos também. Vale também dizer nomes de pessoas que comecem com a letra “K” (Kátia, Keila, Kelly, etc.).

K ou KK – Ok . LOL – Laughing out loud, rindo alto. OMG – Oh my God!, oh meu Deus!

Origem da letra C
A letra C começou por representar a letra G, porque os etruscos não utilizavam letras consoantes oclusivas. Já os romanos utilizaram a letra C para representar a letra K e a letra G. Alguns académicos defendem ainda que inicialmente a letra C era a representação de um camelo.

Para estimular a instalação do fonema /K/, deve-se desenvolver o ponto articulatório no nível proprioceptivo. Usa-se espátula, creme de chocolate e pó de gelatina, nos locais correspondentes aos pontos de articulação no palato duro e dorso da língua. Exercícios de gargarejos podem conscientizar a região de contato.

– Desenvolver pressão intra-oral, levando o paciente a ocluir a passagem do ar, ao colocar o dorso da língua no palato nos pontos já sensibilizados. Fazer em seguida, com que o paciente sopre o ar expirado que pressionará a cavidade ocluída. Se houver escape do ar pelo nariz, tampar as narinas.