Quem é o Rei da Jurema?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 23 de maio de 2023
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Documentário sobre o mais importante quilombola de Pernambuco, que liderou o Quilombo de Catucá, numa área que ia de Recife até Goiana, entre 1817 a 1835. Transcendeu e hoje aparece no culto da Jurema sob três formas.

Os espíritos de índios, caciques, pajés e caboclo são o fundamento principal da Jurema e a eles estão subordinadas todas as outras entidades. Os mestres são neutros e podem operar tanto boas quanto más ações, ficando a critério da ética do catimbozeiro a decisão de manipular as energias para a finalidade que desejar.

Antes de tudo, a jurema é uma árvore da caatinga e do agreste que tem sua casca utilizada para a fabricação de uma bebida mágica que concede força, sabedoria e contato com seres do mundo espiritual. É dessa forma que o uso da árvore desencadeia a formulação de uma experiência religiosa com mesmo nome.

Sobre a Jurema Sagrada
De acordo com o professor Parmênides, a Jurema Sagrada é de origem indígena e se mistura com partes do candomblé e do catolicismo popular. Ela surgiu no processo da colonização e inicialmente era conhecida como Catimbó.

Catimbó-jurema de terreiro
Jurema de terreiro ou Catimbó de terreiro é a designação comum à linha de Catimbó-Jurema que tem seus rituais processados em um terreiro, ao som dos tambores e atabaques.

"A Jurema, na verdade, é uma árvore da caatinga e do agreste que tem sua casca utilizada para a fabricação de uma bebida mágica que concede força, sabedoria e contato com seres do mundo espiritual.

Foi no início do século XX que Maria Eugênia Gonçalves ganhou fama por causa dos trabalhos de cura que realizava através do culto da Jurema para sarar doenças físicas e ligadas ao espírito, tornando-se uma importante mestra juremeira. Guimarães, a segunda Maria do Acais.

Descrição. Fio de cristal verde e dourado; penas verde, 1 pingente de arco e flecha, 2 girassóis e 1 firma de verde...

Gosta de calor intenso, e por isso sua propagação em São Paulo (região Sul – Sudeste) é muito difícil, e mesmo que essa árvore cresça por aqui, perde parte das características de cor, aroma, etc. A vibração da árvore jurema, é associada aos Orixás Oxóssi, Obá e Oxalá.

PARA A UMBANDA, A CABOCLA JUREMA SEMPRE SERÁ UM SER DE GRANDE FORÇA E AÇÃO PODEROSA.

Os devotos iniciados nos rituais do culto são chamados de “Juremeiros”. Foi na cidade de Alhandra, município a poucos quilômetros de João Pessoa, que esse culto, na forma do Catimbó alcançou fama.

A Jurema gira em torno dos caboclos e dos mestres, que oferecem consolo e conselhos. A aspersão do consulente com fumaça de tabaco é rito frequente. Também característico é o consumo da jurema, bebida preparada com a raiz da árvore da jurema.

Para ser considerado um praticante da Jurema Sagrada, ou juremeiro, “você tem que passar por um dos rituais da Jurema, que é o batismo”, conta o mestre Lucas Souza.

Jurema, bebida ritual
Assim, valorizam-se as frutas tropicais, mas também o milho; e outros ingredientes naturais como o mel de abelha. Além disso, há as bebidas artesanais e, em destaque, a “jurema”, que é servida ritualmente para se celebrar os caboclos.

De uma herança ancestral e cultural, a jurema sagrada é uma tradição religiosa que nasceu dos índios que habitavam o litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte e no sertão de Pernambuco antes da colonização portuguesa em 1500.

flores pequenas e brancas, aglomeradas em espigas de 4-8 cm de comprimento. fruto vagem seca, de 2,5-5 mm de comprimento, que se abre espontaneamente quando madura, dispersando 4-6 sementes. semente marrom, em forma de gota irregular, levemente achatada e brilhante, de aproximadamente 3 mm de diâmetro.

A floração da Jurema branca se dá por inflorescências axilares, em espigas cilíndricas de 4 a 8 cm de comprimento, concentradas nas extremidades dos ramos (cada axila pode conter até 3 espigas) com flores brancas e perfumadas.

Cabocla Jurema do Oriente
Caboclo de Irradiação: Caboclo Cobra Coral.

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