Quem é São José no candomblé?

Perguntado por: lfernandes4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

No sincretismo religioso, alguns o relacionam a Xangô, São José, o amado esposo da Virgem Maria e tutor amoroso do Mestre Jesus, foi um carpinteiro descendente de Davi. Ele também é chamado de São José "o Operário", protetor de todos os trabalhadores braçais.

Xangô é um orixá bastante cultuado pelas religiões afro-brasileiras, considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais.

No Candomblé e na Umbanda, Jorge é chamado de Ogum. O orixá representa a força nas lutas. Seus “filhos” são conhecidos pela coragem e pelo forte senso de justiça. Segundo a religião, a divindade era conhecida por ser um guerreiro que forjava suas próprias armas.

São Jerônimo

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça.

Quem se consagra a São José quer estar o mais próximo possível de seu pai espiritual, a ponto de se assemelhar a ele na virtude e na santidade. O pai adotivo de Jesus, por sua vez, dará aos seus consagrados sua atenção, proteção e orientação integral.

O santo, pai de Jesus Cristo na tradição católica, é considerado padroeiro dos trabalhadores e das famílias.

Essa flor, assim como a túnica branca, representa a castidade e a pureza de José, homem honesto que confiava, obedecia e era fiel à vontade de Deus.

São Bernardo de Claraval escreve: “O maior mérito e grandeza de São José é a de ser pai terreno de Jesus. Ele é o servo fiel e prudente, pai de Jesus, esposo de Maria, colaborador no mistério da salvação, dos desígnios eternos de do Pai”.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Flores de todas as espécies, cerveja escura, vinho doce e licor de ambrosia são de seu gosto também. Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras.

Psicologicamente, os filhos de Xangô apresentam uma alta dose de energia e uma enorme auto-estima, uma clara consciência de que são importantes, dignos de respeito e atenção, principalmente, que sua opinião será decisiva sobre quase todos os tópicos - consciência essa um pouco egocêntrica e nada relacionada com seu ...

Tanto que São Jorge é Oxóssi na Bahia e Oxóssi é São Sebastião no Rio de Janeiro. O motivo é que o sistema religioso africano tenta explicá-lo pelo sistema dos santos católicos.

Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.

Na igreja católica Iansã é sincretizada por SANTA BARBARA. É a única que se relaciona com os espíritos dos mortos a tornando conhecida senhora do cemitério. Também era conhecida por suas trocas de parceiros, que se tornar uma de suas lendas, sendo conhecida como arrebatadora das paixões.

Seu grito é “êi-í-í”. No local do culto (terreiro), também denominado de Xangô, há um altar ou congar chamado de Peji, onde são colocadas oferendas e comidas para o santo.