Quem escreveu o livro de Eclesiastes 3?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Quem escreveu esse livro? Pouco se sabe a respeito do autor de Eclesiastes, além da descrição que ele dá de si mesmo como “o pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém” (Eclesiastes 1:1).

Ben Sira

Nossa conclusão é que a redação do livro de Qohélet aconteceu por volta do ano 250 a.C., sua autoria não pode ter sido de Salomão, mas de alguém que viveu no norte da palestina, na fronteira linguística com aramaico.

Quando e onde foi escrito? Não está claro quando e onde esse livro foi escrito. Em Eclesiastes 1:1–11 e 12:8–14, o texto refere-se ao pregador na terceira pessoa. Isso sugere que alguma outra pessoa, que não o pregador, compilou seus escritos e ensinamentos algum tempo depois que foram feitos.

Nome: O nome hebraico significa pregador e refere-se àquele que reúne ou discursa às assembléias. No livro de Eclesiastes estão registrados os pensamentos do sábio, o homem que meditou profundamente sobre a vida humana , com as suas injustiças e decepções, e concluiu que "tudo é ilusão".

Eclesiastes

Acredita-se que é de sua autoria os livros bíblicos Eclesiastes, Provérbios e “Cântico dos Cânticos”, além do "Salmo 127".

Em algumas tradições cristãs, como O livro da sabedoria de Jesus ben Sirac. Na tradição católica, mais comum no Brasil, Eclesiástico, nome que provém do latim e atesta o seu uso e popularidade: ecclesia significa igreja, ou seja, o texto era usado na Igreja, durante as missas e liturgias.

O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce.” (Eclesiastes 1:3-5). Ou seja, só aproveitamos na vida aquilo que vivemos de forma plena aquilo que não deixamos o tempo levar.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

Significado de Eclesiástico
substantivo masculino Indivíduo que pertence ao clero ou que faz parte dos serviços sacerdotais; sacerdote, padre, clérigo.

Eclesiastes 12 contém a mensagem final do pregador. Ele lembrou aos jovens que vivam bem enquanto ainda são capazes, pois dia virá em que irão morrer. Os últimos dois versículos de Eclesiastes 12 nos fazem ver pela primeira vez que ele realmente acreditava na natureza eterna da vida.

É a necessidade de vangloriar-se, de ostentar, de se exibir.

1- Tempo Humano de espalhar e de ajuntar
As pedras são matéria-prima primordial em qualquer construção. - Espalhar no tempo humano: primeiro a pedreira é cortada e suas pedras espalhadas para selecionar onde encaixam. - Ajuntar no tempo humano: depois as pedras são reunidas formando a obra (I Reis 6.7).

Por mais que descansar, espairecer, conhecer novos lugares seja algo bom, inerente à necessidade humana de experimentar e a aproveitar a vida, para tudo há um tempo adequado.

Se há um tempo para tudo, também há que se respeitar o tempo do outro, ainda que este tempo seja de prantear quando você quer rir, ou tempo de ver o outro se divertir quando é você quem está no fundo do poço.

Antiga assembleia ateniense; assembleia do povo. 2. Denominação usada pelos primeiros escritores cristãos, para assembleias cristãs locais.

Salomão, cujo nome significa “o pacífico”, foi o segundo filho do rei David de Israel, “o escolhido por Deus” e uma das suas últimas esposas, Betsabé, e embora não fosse o primeiro na linha de sucessão, foi investido rei quando tinha cerca de 15 anos de idade, antes de o pai morrer.

Nos últimos anos da vida de Salomão, ele desobedeceu aos mandamentos do Senhor casando-se com muitas mulheres fora do convênio.

Salomão foi coroado rei de Israel com apenas 12 anos de idade, onde governou aproximadamente entre 971 e 931 a.C. Ele é considerado a pessoa mais sábia e rica que já habitou este planeta. Seu patrimônio líquido era superior a US$ 2 trilhões. O trilionário sabia muito sobre riqueza e poder.

A autoria mística do livro é atribuída ao Rei Salomão, contudo, se trata de uma pseudoepigrafia, ou seja, falsa atribuição de autoria. A Chave Menor de Salomão contém descrições detalhadas dos espíritos e as condições necessárias para evocá-los e obrigá-los a fazer a vontade do evocador.