Como descartar casca de ovo?

Perguntado por: ugarcia . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

As cascas de ovos podem ser separadas dos sólidos mais pesados e de ovos não eclodidos, utilizando um dos três métodos: sucção a vácuo, peneira vibratória ou ciclone separador por meio de ar forçado.

O que colocar na composteira: Restos de frutas e verduras, borra de café com o papel-filtro, restos de pães (umedecer antes), galhos finos, folhas, flores de jardins e grama cortada, cascas de ovo, de preferência moídas, papelão do rolo de papel higiênico, guardanapos usados, sem resíduos de carne, sabugo de milho em ...

O reaproveitamento de cascas de frutas e de verduras também pode atuar como uma solução natural para limpeza da casa. As cascas da laranja e de limão, por exemplo, podem ser utilizadas para ajudar na limpeza de vidros e fornos. Já as cascas de banana podem ser aplicadas para lustrar e polir pratarias.

1. Ovo na vasilha com água

  1. Em uma vasilha, coloque água fria em uma altura de cerca de 2x o tamanho do ovo; é importante que a água seja fria.
  2. Coloque o ovo dentro da água. Um ovo fresco afunda como uma pedra. Um ovo velho mas ainda bom vai afundar e quicar como uma bola. Um ovo ruim vai flutuar; jogue esse ovo fora!

Cascas de ovo
É mais fácil abrir a torneira e deixar esses fragmentos descerem pelo cano do que catar cada um deles, mas isso acaba gerando a mesma situação da borra de café. Na verdade, qualquer coisa que não for solúvel em água pode eventualmente causar o mesmo problema.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Esse é um nutriente indispensável para as plantas crescerem bem, além de reduzir o PH, que é a acidez do solo. Logo, podemos aplicar de diferentes formas. Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente.

A casca do ovo é rica em cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento de plantas e você pode usar a casca de ovo para fazer adubo. Para isso, separe a quantidade de casca de ovo conforme a quantidade de adubo que você precisa.

A boa notícia é que a casca de ovo não tem restrição e pode ser utilizada em qualquer plantinha!

As cascas de ovo possuem nutrientes essenciais às plantas, elas são uma potencial fonte de cálcio, fosforo, potássio, magnésio e outros minerais, ademais elas possuem características físicas que lhes permitem afastar algumas pragas.

O ideal é usar um adubo ou composto orgânico que inclua a casca de ovo uma vez a cada 20 ou 30 dias, para não calcificar demais o solo. Para um vasinho pequeno, basta utilizar uma colher de chá de casca de ovo batida no liquidificador com água, e conforme aumenta o tamanho do vaso, aumenta a quantidade.

Há também alguns alimentos que não podem ser colocados em hipótese alguma! São eles: carnes de qualquer espécie, fezes de animais domésticos e papel higiênico.

As cascas de frutas e legumes possuem diversos nutrientes que podem fortalecer a horta e dar mais saúde para a sua plantação. Esse adubo orgânico, como é chamado, passa para a terra macro e micronutrientes. Assim, as plantas crescem de maneira saudável.

Se você tem um quintal com um pouco de terra sobrando, também pode enterrar os restos de vegetais e esperar que se decomponham, antes de misturar o material com o restante do jardim. Em espaços mais urbanos, a compostagem surge como uma opção mais viável, já que não exige a presença de terra.