O que é a síndrome da feiura?

Perguntado por: ndantas . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Também conhecido como síndrome da feiura imaginária, esse mal atinge 2% a 3% da população, ou seja, cerca de 4,1 milhões de pessoas só no Brasil. O psiquiatra Marcelo Rodrigues explica que o TDC é caracterizado por uma preocupação excessiva com defeitos inexistentes ou bem pequenos na aparência física.

O transtorno dismórfico corporal (TDC) é uma condição psicológica que se caracteriza pela preocupação, sem controle, com a aparência. Seus portadores dão importância exagerada a defeitos pequenos que, apesar de imperceptíveis para outras pessoas, assumem uma dimensão enorme aos seus olhos.

Ao perceber os sintomas, é necessário pensar em como tocar no assunto, acolher a pessoa e encaminhá-la aos profissionais competentes para que ela seja diagnosticada e possa iniciar o tratamento.

A terapia cognitivo-comportamental costuma ser a mais recomendada para pacientes com dismorfia corporal. Portanto, o papel desse tratamento é mostrar como mudar a forma de processar e interpretar as situações que causam sofrimento.

Se você se julga constantemente a sua aparência, pode ser que você sofra de ansiedade do espelho. O problema é comum entre pessoas que estão frequentemente olhando suas imagens refletidas e, em alguns casos, pode evoluir para um quadro de depressão.

Basicamente, o tratamento para dismorfia corporal envolve cuidados mentais e, em alguns casos, medicação. A terapia é o melhor caminho para tratar as causas da dismorfia corporal e trabalhar com o paciente as suas inseguranças em relação à aparência.

O termo dismorfia corporal é bastante utilizado entre pessoas transsexuais para justificar a aversão às características femininas ou masculinas do corpo. Entretanto, segundo o DSM-V, a condição relacionada à identificação forte e persistente com o gênero oposto chama-se disforia de gênero.

Segundo Martins, o indivíduo com a condição do TDI pode apresentar, ao estar sob o domínio de outra personalidade, pode ter alterações de humor, de modo de agir, de percepção e até mesmo de fala.

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um transtorno psicológico em que a pessoa tem uma distorção da sua própria imagem. O paciente fica preocupado com pequenos detalhes e defeitos em seu corpo, causando uma forte uma angústia.

O que é TDC? O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma alteração das habilidades motoras que afeta cinco a seis por cento de todas as crianças em idade escolar. A proporção de meninos que têm o TDC em relação a meninas varia de 2:1 a 5:1, dependendo do grupo estudado.

Pacientes portadores do Transtorno Dismórfico Corporal têm um intenso sofrimento pois nunca estão satisfeitos com sua aparência. Com isso, sentem-se frustrados, inferiores, ansiosos e deprimidos. Além disso, pessoas com Dismorfia Corporal tendem a ter sua vida social afetada.

Não há maneira conhecida de prevenir o Transtorno Dismórfico Corporal. No entanto, como ele geralmente começa no início da adolescência, identificar o transtorno precocemente e iniciar o tratamento pode ser de algum benefício.

Sintomas do transtorno dismórfico corporal
Quando se compara a terceiros, é normal se subestimar. Comportamento repetitivo: o feio imaginário se olha no espelho várias vezes ao dia ou, em um único momento, por muitas horas.

O que causa a distorção de imagem? Segundo estudos já realizados, o problema está atrelado a reações neurológicas, desencadeadas por ações de ansiedade, motivação, humor e recompensa. A liberação de algumas substâncias no cérebro podem causar alterações no que enxergamos e sentimos.

Continuar lendo Como lidar com a feiura?