O que significa Calcarás aos pés o filho do leão e a serpente?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

No Salmo 91:13 está escrito: “Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente”. Este versículo usa o leão e a cobra para representar a força e a violência. Está literalmente falando sobre Satanás e seus anjos demoníacos.

Explicação de cada versículo. Versículo 1 - Neste verso, há duas figuras bem marcantes: o “esconderijo do Altíssimo” e “a sombra do Onipotente”. Ambas expressões referem-se a proteção e a nossa comunhão com Deus. O “esconderijo do Altíssimo” trata-se do nosso próprio coração, quando permitimos que Deus faça morada.

A declaração “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará” fala das bênçãos da proteção e do cuidado divino que os crentes podem desfrutar (Salmo 91:1). O esconderijo do Altíssimo é o lugar secreto na presença do Senhor onde há comunhão íntima entre Deus e seu povo.

No Salmo 91:13 está escrito: “Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente”. Este versículo usa o leão e a cobra para representar a força e a violência. Está literalmente falando sobre Satanás e seus anjos demoníacos.

Qual o Significado de “Mil Cairão ao Teu Lado, Dez Mil à Tua Direita”? A declaração: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita” fala do cuidado protetor do Senhor para com aqueles que são seus. Deus é poderoso para guardar o Seu povo fiel de toda calamidade que o cerca.

Esses laços eram feitos de pelos – como crina de cavalo – ou de algum tipo de arame, a depender do tamanho do pássaro. Mas no sentido figurado o significado dessa expressão refere-se a “calamidades” ou “conspirações”, enfatizando não apenas a calamidade em si, mas o agente ou a fonte da calamidade.

A “seta que voa de dia” significa literalmente uma flecha lançada por um arqueiro que corta o ar até atingir o seu alvo. Na Bíblia essa expressão é utilizada de forma figurada para falar dos perigos e calamidades que cercam os homens.

Essa é a peste que anda na escuridão, aquela que não se mostra ou grita “Estou aqui! “, Mas que silenciosamente, no escuro, faz suas vítimas um a um. Esse é o temor expresso do salmista e talvez o temor de muitos de nós através de circunstâncias que não controlamos.

Resposta: Esse salmo foi escrito pelo rei Davi. Quando o salmista escreveu esse salmo estava passando por um momento difícil em sua vida.

O significado do Salmo 91 - a fidelidade de Deus
A grande verdade do Salmo 91 é que Deus nunca abandona seus fieis. Você pode confiar totalmente em Deus, porque Ele nunca falha! Mesmo nas circunstâncias mais assustadoras, Deus está presente e tem poder para salvar.

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Ele ressaltou que o “esconderijo do Altíssimo é um lugar onde habita o próprio Altíssimo e que por Ele ser espiritual, somente as pessoas espirituais – que foram lavadas no sangue do Senhor Jesus – conhecem o abrigo de Deus”. O Bispo também ensinou que o abrigo do Altíssimo é a Palavra de Deus.

Por isso confiantemente ele declara: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte; não temerei mal nenhum”. Com isso, o rei Davi basicamente está afirmando que o medo faz parte de sua própria natureza; e que o ambiente ameaçador e as circunstâncias perigosas são combustíveis que inflamam esse medo.

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros".