O que significa serpente na macumba?

Perguntado por: hmenezes4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

A famosa imagem da cobra que morde a própria cauda fazendo um círculo é bastante conhecida em diversas culturas. Seus símbolos são diversos, incluindo a representação do ciclo da vida, o infinito, movimento da vida e evolução. Hoje a figura é bastante conhecida no mundo esotérico e usada como amuleto.

A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.

O significado espiritual da cobra no Xamanismo está ligado ao poder da cura, da regeneração, da vitalidade e da transformação. A cobra consegue trocar de pele com frequência e se adaptar às mudanças com facilidade.

Convocando o orixá para uma audiência em seus palácios, Xangô utilizou da força de seus soldados para transformar Oxumarê em prisioneiro. Ao perceber a trama na qual tinha caído, a bela divindade chamou pela ajuda de Olorum. Atendendo a seu pedido, Olorum transformou Oxumarê em uma temível cobra.

Ainda de acordo com a tradição, Oxumaré sustenta o Universo, controla e põe os astros e o oceano em movimento. Rastejando-se pelo Mundo, desenhou seus vales e rios. É a grande cobra que morde a cauda, representando a continuidade do ciclo vital.

História de Oxumaré
Mas devido a praga jogada em Nanã, Oxumaré também nasceu com problemas de formação, sem braços e pernas, como uma serpente, ele rastejava pelo chão como o réptil, mas a sua forma era humana.

Foi a partir do sincretismo religioso que surgiram muitas outras figuras de santos católicos. Elas passaram a representar orixás para as doutrinas do candomblé e umbanda, além de também muitas pessoas se tornarem devotadas a elas. São Bartolomeu, por exemplo, é representado pelo orixá Oxumaré, no candomblé.

Cada Orixá possui o seu dia e o de Oxumaré são as terças-feiras. Com relação as cores, ele se manifesta principalmente entre o amarelo e verde ou preto, mas está com forte presença em todas as cores do arco-íris, onde vive. Seus símbolos são ebiri, serpente, círculo e bradjá.

Para você conseguir compreender melhor o que as diferencia, é simples: a serpente é um grupo de animais do qual a cobra faz parte. Ou seja, pode-se afirmar que as cobras são uma subcategoria dentro da grande família das serpentes.

Genesis 3:1 (NTV) diz, “A serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus havia criado.” Na versão King James da Bíblia, astuto é chamado de “sutil”.

A cobra preta também pode significar que existe algo sombrio e ameaçador em sua vida. Existe algumas pressões emocionais ou talvez não tenha superado a culpa e o arrependimento. Esses sentimentos não o deixam prosperar na vida. Quando se trata de autoconhecimento, o sonho chama para assumir o controle do seu futuro.

Isso porque sonhar com cobra amarela também pode ser sinal de traição e falsidade.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

“O aparecimento desses animais se dá em períodos chuvosos ou quando ocorrem limpezas de terrenos baldios. As cobras procuram locais onde haja alimentos, especialmente onde os espaços sejam tomados por vegetação”, esclarece o ST Carlos Araújo, especialista em operações de salvamento.

Olorum

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.