Por que Davi escreveu o Salmo 92?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Não se sabe quem escreveu o salmo 92, apenas se sabe que ele foi escrito para ser entoado no dia do Shabbath judaico, o dia em que os judeus separavam para louvar e adorar a Deus e não realizar mais nenhuma outra atividade.

5 Quão grandes são, SENHOR, as tuas obras! Mui profundos são os teus pensamentos! 6 O homem brutal nada sabe, e o louco não entende isto. 7 Brotam os ímpios como a erva, e florescem todos os que praticam a iniqüidade, mas para serem destruídos para sempre.

O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto.

As Palmeiras são conhecidas principalmente por se adaptarem muito aos ambientes e climas. São muito estáveis e crescem mais de 20m de altura. Nada impede seu crescimento vertical. Mesmo que essa árvore esteja amarrada ela continua crescendo verticalmente.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

A declaração: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita” fala do cuidado protetor do Senhor para com aqueles que são seus. Deus é poderoso para guardar o Seu povo fiel de toda calamidade que o cerca.

No Salmos 92, o Salmista Davi rende graças a Deus por suas maravilhosas obras. Ele nos convida a começar o dia, adorando ao Senhor, cantando louvores ao Seu Nome. As obras de Deus são grandes e incontáveis, para Davi não há como elas passarem despercebido, é impossível não adorar a Deus.

8)Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Refletindo na palavra de Deus nós entendemos, que, não importam as circunstâncias que estejam acontecendo ao nosso redor, não podemos permitir que isso venha nos contaminar.

Nesse sentido, "elevo os olhos para os montes" demonstrava a alegria de estar chegando em um local especial de adoração, onde se viveria momentos profundos na presença de Deus, o Deus que socorre (Salmos 121:2), o Deus que cuida dos Seus servos, que não cochila e não dorme (Salmos 121:3-4), o Deus que guarda e protege ...

No livro de Eclesiastes a Bíblia diz: “Tudo o que te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças”. Isso significa que tudo que temos que fazer na vida deveríamos fazer com todas as nossas forças, com o nosso entusiasmo, com o nosso prazer.

Em Deuteronômio 7:9, diz assim: “Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;”.

Da mesma forma, em Apocalipse, 7:9, a grande multidão com folhas de palmeira nas mãos atribuiu a salvação a Deus e ao Cordeiro. O que a Bíblia está nos dizendo é que devemos ter nossas raízes fincadas em terra firme e seguir com segurança.

O cedro do Líbano, por exemplo, é uma árvore que, nos seus primeiros anos de vida, tem um crescimento subterrâneo maior. Enquanto a planta tem apenas cinco centímetros, suas raízes já possuem um metro e meio de profundidade.

O ramo de palmeira é um símbolo da vitória, do triunfo, da paz e da vida eterna originários do antigo Oriente Próximo e do mundo mediterrâneo. A palmeira (Phoenix) era sagrada nas religiões mesopotâmicas, e no antigo Egito representava a imortalidade.

A Palmeira cresce no deserto (lugar de sequidão e desolação) floresce e dá fruto onde outras árvores morrem. A Palmeira não se alimenta da areia do deserto, vivem porque as suas raízes encontram águas profundas no deserto.

Ao contrário de outras árvores, uma palmeira possui apenas um ponto de crescimento acima do solo. Localizado no topo do seu caule (ou estipe), esse ponto e seus tecidos adjacentes compõe o meristema ou gema terminal, também chamado de palmito. Normalmente, quando o meristema terminal é danificado, a palmeira morre.

Os frutos das palmeiras podem ser classificados como uma baga ou drupa fibrosa, ou seja, possuem uma ou mais sementes, têm mesocarpo carnoso ou fibroso e um endocarpo que pode ser fino (baga) ou espesso e esclerótico (drupa).

Habitar no esconderijo do Altíssimo significa morar no lugar secreto de Deus e quando descansamos na Sua sombra, estamos dizendo que confiamos nEle, que a Sua cobertura nos faz seguros, que Ele é nosso escudo e fortaleza. Neste Salmo vemos cinco tipos de perigos dos quais Deus nos livra.

No Altíssimo. fizeste a tua habitação.”(Salmos 91;9) Ouça e medi.