Porque Davi escreveu o Salmo 128?

Perguntado por: nlima5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

No geral, o Salmo 128 oferece uma poderosa mensagem de ação de graças, bênção e encorajamento para todos os que procuram viver uma vida de fidelidade e obediência a Deus. Isso nos lembra da importância de seguir os caminhos de Deus e viver uma vida de fidelidade dentro do contexto de nossas famílias e casamentos.

As plantas de oliveira ou brotos que simbolizam os filhos, possuem a mesma raiz e participam da produção da safra de azeitonas. Essa imagem nos faz pensar também na fé em família. Espiritualmente falando, os filhos podem tornar-se firmes na fé, graças às fortes raízes espirituais dos pais.

A família sempre fez parte dos planos e propósitos de Deus. Deus deseja que as famílias sejam felizes, que vivam em paz e prosperidade.

Aqui o salmista nos mostra que a família só desfrutará desta felicidade, se viver no temor do Senhor. Por isso ele diz: “Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos!”. A promessa de Deus é que esta família, que é fiel ao Senhor não morrerá de fome, isto é, terá sempre o suficiente para viver.

Introdução de Salmos 128
As festas do antigo Israel eram celebrações de cunho familiar. Em sua ida à Cidade Santa para participar das festas, as famílias iam encontrando outras e mutuamente celebravam a benignidade de Deus em sua vida. O Salmo 128 é o nono Cântico dos Degraus.

Repleta de símbolos passados de geração em geração, a oliveira era respeitada como uma árvore sagrada desde a Grécia Antiga. Símbolo de fertilidade e paz, a planta está presente na mitologia grega, sendo consagrada aos deuses Minerva, Júpiter e Apolo. Sua grandiosidade simbólica não para por aí.

caso da oliveira, o produto é a azeitona.

A videira pode ser vista como a Igreja espiritual e a figueira como Israel nacional. As demais árvores são as outras nações. A oliveira é a união dos remanescentes de Israel com as nações pela fé. Joel profetizou que a videira e a figueira produziriam fruto ao mesmo tempo no fim dos tempos (Joel 2.22).

O Salmo 128 fala sobre a benção para a família que teme a Deus. A família sempre fez parte do plano de Deus para nós, e, esse texto nos mostra que a verdadeira felicidade vem do trabalho honesto e da convivência harmoniosa entre marido e mulher junto com seus descendentes, filhos e netos.

Sua origem é o “bendito fruto entre as mulheres” da Ave Maria. Só que esse verso não existe. O anjo Gabriel anuncia a Maria que ela tem uma ótima reputação e foi selecionada, entre todas as mulheres, para dar à luz o próprio filho de Deus: “bendita és tu entre as mulheres / bendito é o fruto de teu ventre, Jesus”.

8)Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Refletindo na palavra de Deus nós entendemos, que, não importam as circunstâncias que estejam acontecendo ao nosso redor, não podemos permitir que isso venha nos contaminar.

Os quatro principais são:

  • "Eros" (amor romântico, paixão no relacionamento de um casal)
  • "Filia" (amizade e companheirismo entre amigos e irmãos)
  • "Storge" (afeição e afeto entre pais e filhos)
  • "Ágape" (amor divino e sacrificial de Deus pelos homens)

O salmo 128 diz que Deus recompensa o homem bom com a herança de uma grande família, de felicidade, prosperidade e vida longa. Naquela época, quanto maior o número de filhos, mais abençoada era uma família. A metáfora da “mulher como uma videira” tinha muito valor no mundo rural daquela época.

No início do Velho Testamento, encontramos alguns exemplos bem conhecidos de famílias da Bíblia. Abraão, Isaque e Jacó seguiram o mandamento de Deus de se casar e ter filhos. Abraão e Sara exerceram fé para finalmente desfrutar as bênçãos de terem seu filho Isaque (ver Gênesis 21).

Temer ao Senhor e andar nos Seus caminhos significa obedecer a Deus. Bem-aventurado significa ser mais do que feliz. Sendo assim, obedecer a Deus significa felicidade. E como conseqüência da felicidade e obediência ao Senhor, somada ao trabalho, temos o resultado, e a promessa de que TUDO, TUDO, TUDO, nos irá bem !!!