Quais os dias de saidinha?

Perguntado por: rvasques . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Atualmente, a lei estipula cinco datas para as "saidinhas", sendo que nenhuma delas pode ultrapassar 7 dias.
...
São elas:

  • Natal/ Ano Novo.
  • Páscoa.
  • Dia das Mães.
  • Dia dos Pais.
  • Finados.

A portaria prevê quatro saidinhas por ano, nos meses de março, junho, setembro e dezembro. Nos três primeiros meses, a saída acontece na terça-feira da terceira semana do mês, a partir das 6h, e se encerra às 18h da segunda-feira seguinte. Em dezembro, a saída começa no dia 23 e o retorno deve ocorrer em 3 de janeiro.

Quem tem direito? Presos com bom comportamento atestado pelo seu histórico junto ao diretor do presídio e aprovado pelo Ministério Público. cumprem pena em regime semiaberto, que cumpriram um sexto da pena e seja réu primário (tenha cometido seu primeiro crime).

Em 2022, a instância instituiu nove saidões com a duração de 35 dias ao todo. As datas das saídas acompanham celebrações de cunho social e familiar, como Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal e Páscoa — além do Dia dos Pais, que é o caso desse quinto saidão.

Quem tem direito à saída temporária? Tem direito à saída temporária o preso que cumpre pena em regime semi-aberto, que até a data da saída tenha cumprido um sexto da pena total se for primário, ou um quarto se for reincidente.

Eles deixam as unidades nesta sexta-feira (23) e permanecem em liberdade até o dia 3 de janeiro de 2023. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), são beneficiados presos e presas no regime semiaberto.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3), por 311 votos a 98, proposta que acaba com a saída temporária de presos em regime semiaberto, também conhecida como “saidinha”. O projeto era uma das demandas da bancada da segurança pública da Casa e considerado uma prioridade do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Regime semiaberto
É destinado ao cumprimento de penas que variam de quatro a oito anos, no caso do condenado não ser reincidente. Nesse modelo, a pessoa pode fazer cursos ou trabalhar em locais previamente definidos fora da unidade prisional durante o dia e regressar no período noturno.

O preso que tem saída para visitar a família deve limitar-se a sair do Presídio e recolher-se no domicílio de sua família, e dele sair somente para atividades indispensáveis, como para trabalhar, procurar atendimento médico etc.

Não podem ser beneficiados, os condenados que cumprem pena pelos crimes de tortura, terrorismo, tráfico de entorpecentes e drogas afins, e os condenados por crime hediondo (após a edição da Lei Nº 8.072/90).

comemorativas, como no caso de Dia das Mães, Dia dos Pais, natal e etc.... Podem ter até 5 saídas ao ano, com prazo máximo de 7 dias, devendo ser respeitado o intervalo mínimo de 45 dias entre uma saída e outra....

A pena de multa é uma dívida que os ex-presidiários condenados por crimes contra o patrimônio ou tráfico de drogas devem pagar ao estado. A multa é determinada no dia do julgamento, junto com a pena de restrição de liberdade.

Assim, o tempo máximo que alguém pode ficar preso é 40 anos. - mas e se o sujeito comete vários crimes, que juntos, ultrapassem esse limite? É ai que entra a unificação. Mesmo que o agente tenha cometido 10 crimes, que juntos dão 300 anos de prisão, o máximo de pena privativa de liberdade a ser cumprida será 40 anos.

Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovada na 102ª sessão plenária do Conselho, determina que os juízes devem cumprir o alvará de soltura no prazo máximo de 24 horas.

A portaria conjunta 02/19 do DEECRIM (Departamento Estadual das Execuções Criminais) estabelece que a saída temporária neste fim de ano está prevista pata ter início às 6h do dia 23 de dezembro. O retorno deve acontecer até às 18h do dia 3 de janeiro de 2022 na maioria das unidades.

O indulto natalino é uma espécie de perdão concedida aos condenados por determinados crimes, ensejando a extinção de suas penas. O preso sai do estabelecimento prisional para nunca mais voltar, porque extinta está sua pena.

Entre os motivos legais que permitem as "saidinhas" estão a participação dessas pessoas em atividades que promovam o retorno ao convívio social, a frequência em ensino regular e a visita à família.

Liberação de aproximadamente 4.000 (quatro mil) presos, somente do Complexo Penitenciário Campinas – Hortolândia está prevista inicialmente para ocorrer a partir das 6 horas do próximo dia 13 de setembro de 2022 (terça-feira), o retorno dos sentenciados, realizar-se-á a partir das primeiras horas da manhã do dia 19 de ...

A progressão para regime semiaberto não confere, como consequência necessária, a autorização de visita periódica à família.

O juiz terá no máximo 15 dias para decidir sobre os pedidos de benefícios no cumprimento da pena, que terão prioridade absoluta na tramitação.