Quais produtos não são veganos?

Perguntado por: rpeixoto2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

7 alimentos que não são veganos e você (talvez) não saiba

  • Chocolate. O cacau é vegano, mas alguns chocolates recebem adição de leite ou seus derivados para ficarem mais cremosos.
  • Cerveja. ...
  • Vinho. ...
  • Gelatina. ...
  • Alimentos vermelhos. ...
  • Mel. ...
  • Produtos fortificados com ômega-3.

Para que seja considerado vegano, um item precisa não ter relação alguma de sofrimento com os animais, ou seja: não pode usar partes animais e nem realizar testes neles. Atualmente, muitas pessoas se preocupam com o bem-estar dos animais e buscam consumir apenas produtos que não os maltrate de maneira alguma.

O veganismo é um modo de vida que exclui todos os produtos de origem animal, incluindo laticínios, ovos e mel. Os veganos também não usam materiais derivados de animais, como couro, lã, seda e penugem.

Geralmente, o pão francês é feito de farinha de trigo, água, fermento, óleo e sal, o que o torna vegano. Entretanto, pode haver alguns lugares que utilizam ovo, leite e outros ingredientes derivados de animais para a produção.

Balas de goma, gelatina e marshmallows podem conter colágeno animal, geralmente de bovinos, que dá firmeza aos produtos. Doces do tipo são veganos quando feitos com ágar-ágar, substância gelatinosa de algas. Iogurtes, sucos e doces em tons rosados ou avermelhados podem ter carmim, corante derivado do inseto cochonilha.

Figos comestíveis têm ao menos uma vespa morta dentro deles. Porém, não é possível ver o corpo do inseto inteiro dentro da fruta porque, quando ele morre, uma enzima especial transforma a carcaça em proteína. Basicamente, o figo come a vespa e a transforma em uma parte de si.

Como o arroz, aveia, amaranto, trigo, quinoa, centeio. Assim como as leguminosas, são boas fontes de proteína vegetal, fornecem vitaminas do complexo B, ferro e fibras.

Acelga portuguesa, Agave, Agrião, Alcachofra, Alface, Alfafa, Almeirão, Aspargo, Brócolos, Cebolinha, Coentro, Couve, Couve-flor, Espinafre, Hortelã, Manjericão, Mostarda, Repolho, Rúcula, Salsa e outros.

O veganismo está crescendo a cada dia, é um movimento que tem base e propósito bem definido. Não é moda ou algo passageiro. É impossível hoje em dia ser absolutamente vegano, e a maioria dos veganos sabe disso, pois não vivemos numa bolha que não sabe como os animais são usados e abusados por nós humanos.

O composto 100% vegetal é produzido a partir da compostagem de materiais ricos em carbono e pobres em nitrogênio, como o bagaço de cana-de-açúcar ou palhada de capim-elefante, misturados com materiais ricos em nitrogênio, como tortas e farelos diversos ou palhada de leguminosas.

Os cosméticos veganos são aqueles que não possuem nenhum componente derivado de animais na formulação, como, por exemplo, cera de abelhas, mel ou lanolina (óleo extraído da pelagem da ovelha). Além disso, para serem veganos, os produtos não podem ser testados em animais.

Cosméticos veganos: Os cosméticos com selo vegano não possuem ingredientes de origem animal em suas fórmulas. Porém, eles podem recorrer a alternativas sintéticas, trabalhadas em laboratório.

Os produtos veganos certificados apresentam dois logotipos da Vegan Action e da The Vegan Society em suas embalagens para indicar que não contêm ingredientes de origem animal. Familiarizar-se com ingredientes de origem animal e verificar a embalagem dos produtos é outra maneira de encontrar produtos veganos.

Embora seja natural que a galinha ponha ovos, há muita crueldade e exploração nas granjas, sendo assim, os veganos não consomem ovos.

“A Konjac Massa MF é uma massa alimentícia 100% vegana e de origem vegetal, extraída da farinha do tubérculo konjac”, é afirmado em seu site. Essa planta é nativa do sudeste asiático. O portfólio da marca é composto por: bucatini, pappardelle, linguine, noodles, cabelo de anjo, espaguete, entre outros.

Os veganos, além de não consumirem nenhum tipo de carne, dão um passo adiante eliminando todos os alimentos de origem animal de sua dieta, incluindo leite, mel e ovos. Além disso, o veganismo não se limita à alimentação.