Qual chocolate é mais fitness?

Perguntado por: ugomes4 . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Tem chocolate amargo com apenas cacau e açúcar (2 ingredientes), tem outros com cacau, açúcar e manteiga de cacau (ou seja, 3 ingredientes) e tem outros com mais de 4. E isso afeta a quantidade de nutrientes, e consequentemente o quanto saudável é o produto.

O chocolate mais saudável é o chocolate preto, também conhecido como chocolate amargo. As tabletes de chocolate preto que contêm mais de 85% de cacau têm grandes benefícios para o organismo.

O ideal é optar pelo chocolate amargo, que contém cerca de 50% a 85% de cacau, pouco açúcar e entre 250 a 450mg de antioxidantes. Em seguida, o mais indicado é o meio amargo e, então, o chocolate ao leite.

Os chocolates ao leite, por exemplo, costumam ter menos gordura do que o chocolate branco. Por outro lado, possuem uma grande quantidade de açúcar, principalmente quando comparados às barras de chocolate amargo.

O único chocolate sem açúcar e sem adoçante é o chocolate 100% cacau: sim, possui apenas nibs de cacau em sua fórmula, e é muito forte até para quem é acostumado com um chocolate 70% cacau.

10) Chocolate ao leite: As melhores opções para o pós-treino são os chocolates meio amargo e o amargo, por apresentarem uma quantidade maior de cacau. Os chocolates com muita quantidade de leite acabam inibindo a ação dos flavonóides e os brancos não contêm a semente de cacau.

O chocolate diet não contém açúcar em sua composição. Ele é indicado para pessoas que sofrem de doenças como a diabetes. Contudo, não é o mais apropriado para quem quer emagrecer ou restringir as calorias da alimentação.

“Os melhores chocolates são aqueles que têm mais de 60% de cacau, pois eles possuem menos gorduras e ainda oferecem os benefícios do cacau, quanto mais cacau melhor”, orienta a nutricionista e coordenadora da pós-graduação em nutrição clinica e funcional da Faculdade IDE, Ana Rampelotti, sobre qual tipo escolher.

Verifique a Quantidade de Cacau Contida no Chocolate Diet

  • Chocolate branco: no mínimo 20% de manteiga de cacau.
  • Chocolate ao leite: entre 25% e 40% de cacau.
  • Chocolate meio amargo: entre 35% e 50% de cacau.
  • Chocolate amargo: de 50% a 100% de cacau.

Com 50% de cacau na fórmula, o chocolate meio amargo é mais saudável que o chocolate ao leite e também menos calórico.

Não servem para dietas em que se deseja perder peso, pois para o gosto permanecer atraente, a quantidade de gorduras adicionadas acaba sendo maior ou equivalente. Resultado: a quantidade de calorias do chocolate diet pode ser igual ou maior do que o chocolate normal. Portanto, NÃO EMAGRECE.

“Os mais saudáveis são os chocolates com 75% cacau ou mais, que além de mais cacau na sua formulação ainda teria menos gordura e menos açúcar”.

8 alimentos saudáveis e gostosos para substituir doces

  1. Chocolate amargo. Se a sua maior tentação é o chocolate, dê preferência à versão amarga, com pelo menos 70% de cacau. ...
  2. Frutas assadas. ...
  3. Mingau de aveia. ...
  4. Mix de nozes e castanhas. ...
  5. Frutas secas. ...
  6. Sorvete de frutas caseiro. ...
  7. Uva congelada. ...
  8. Chicletes e balas sem açúcar.

O chocolate pode ajudar a acelerar o metabolismo, desde que inserido em uma alimentação balanceada. Isso ocorre pois é rico em cafeína, que acelera o metabolismo e, por consequência, ajuda a queimar calorias. As versões amargas, mais uma vez, são as mais recomendadas para esse benefício ser real.

Portanto, um chocolate saudável deve conter 50% de cacau no mínimo. Para que tenha ainda mais benefícios, é importante que seja zero açúcar, sem leite e sem gordura trans. O ingrediente principal é a massa de cacau e os demais ingredientes também devem ser avaliados. Faça boas escolhas!!!

O CHOCOLATE DIET
Quando um chocolate é taxado como diet significa que ele não contém açúcar em sua composição. Ele é indicado para pessoas que sofrem com diabetes, mas não para quem quer emagrecer ou restringir as calorias da alimentação.