Qual é o chocolate mais gorduroso?

Perguntado por: msilveira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Chocolate branco: É fabricado com a manteiga do cacau, açúcar, leite em pó e aromatizantes. Por não ser produzido com o cacau sólido, contêm mais gordura do que o chocolate preto. Sendo assim, o seu consumo é menos recomendado.

Os mais saudáveis são os chocolates com 75% cacau ou mais, que além de mais cacau na sua formulação ainda teria menos gordura e menos açúcar”.

Chocolate branco: É fabricado com a manteiga do cacau, açúcar, leite em pó e aromatizantes. Por não ser produzido com o cacau sólido, contêm mais gordura do que o chocolate preto. Sendo assim, o seu consumo é menos recomendado.

saiba mais
O chocolate branco não tem a semente do cacau, por isso tem maior teor de gordura e açúcar.

O chocolate mais saudável é o que tem alto teor de cacau.”
Tem chocolate amargo com apenas cacau e açúcar (2 ingredientes), tem outros com cacau, açúcar e manteiga de cacau (ou seja, 3 ingredientes) e tem outros com mais de 4. E isso afeta a quantidade de nutrientes, e consequentemente o quanto saudável é o produto.

Esse chocolate também é conhecido como NOBRE ou “VERDADEIRO”, pois ele possui SOMENTE MANTEIGA DE CACAU como gordura na composição, que é uma gordura nobre e de valor elevado.

A recomendação do chocolate meio amargo acontece por ele ser mais rico em cacau, que concentra os flavonoides. “Essa substância auxilia a diminuição da formação de placas de gordura, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando a retirada de colesterol da corrente sanguínea pelo fígado”, explica o Dr.

Estudos mostram que os chocolates amargos (meio amargo e com 70% ou 90% de cacau) ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

Se você respondeu que o açúcar é o pior para a saúde, acertou, de acordo com as últimas evidências científicas.

A manteiga de cacau é composta de gorduras monoinsaturadas como o ácido oleico e gorduras saturadas, como o ácido esteárico e o ácido palmítico.

Branco – produzido com manteiga de cacau, a gordura obtida das sementes durante a fabricação do chocolate, é o mais calórico e rico em gorduras.

Tipos de chocolate

  • Amargo: A principal base do chocolate é o cacau. ...
  • Ao leite: Com sabor mais adocicado, esse tipo de chocolate tem menor índice de massa de cacau tendo entre 36% a 46%. ...
  • Gold: O chocolate Gold é uma das variedades existentes da Callebaut. ...
  • Ruby: A última grande descoberta em chocolates é o Ruby.

“ Portanto, oficialmente, chocolate branco é chocolate, desde que contenha mais de 20% de manteiga de cacau.

Devido à maior quantidade de açúcar e também de leite, o chocolate branco pode, sim, causar mais espinhas do que o chocolate escuro. Pessoas sensíveis à lactose podem sentir mais a diferença.

Comer chocolate amargo pode ser benéfico para pacientes que sofrem de problemas no fígado. É o que sugere um estudo apresentado em Viena, na Áustria, durante o Encontro Internacional da Associação Europeia para o Estudo do Fígado.

O único chocolate sem açúcar e sem adoçante é o chocolate 100% cacau: sim, possui apenas nibs de cacau em sua fórmula, e é muito forte até para quem é acostumado com um chocolate 70% cacau.

No Brasil, para o chocolate ser considerado puro é preciso que ele tenha no mínimo 25% de cacau. Esse chocolate também é conhecido como nobre ou “verdadeiro” chocolate, pois ele possui somente manteiga de cacau.

O tipo de chocolate mais prejudicial à saúde é o branco, por causa da quantidade elevada de gordura em sua composição. Outro problema é o valor calórico do chocolate, que é elevado, assim, ele pode ser um inimigo das dietas e um desafio para quem está acima do peso e precisa emagrecer.

Comer chocolate todos os dias não é uma prática contraindicada. Na verdade, depende do tipo de chocolate e da quantidade que será consumida”. Chocolates amargos, acima de 70%, por exemplo, podem ser ingeridos diariamente em quantidades moderadas (até 20g).

O consumo exagerado do chocolate pode ocasionar diarreia, refluxo, náuseas, dores estomacais, dor de cabeça e até desencadear um processo alérgico. Isso acontece porque o doce derivado do cacau é rico em gorduras e açúcares, que podem sobrecarregar o organismo quando consumidos em excesso.