Quem inventou a festa de aniversário?

Perguntado por: cfarias2 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

As festas de aniversário surgiram no Ocidente. Desde a Antiguidade, os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como "dies sollemnis natalis".

OS PROTESTANTES (Testemunhas de Jeová): Como entendem que festas de aniversário são um costume pagão, as Testemunhas de Jeová não fazem nenhuma comemoração no dia 25 de dezembro.

A primeira história (e mais conhecida), diz que os bolos surgiram nas festas de culto aos deuses na Grécia Antiga. Naquela época, os gregos homenageavam a deusa da fertilidade e da Lua, Ártemis, com um preparado redondo à base de mel e pão, coberto por várias velas acesas.

A Bíblia não fala sobre aniversário mas diz que o dia do nascimento é um dia muito importante. O povo de Israel celebrava ocasiões importantes, para lembrar o que tinha acontecido e agradecer a Deus. A Bíblia não condena nem aprova festas de aniversário.

Os aniversários têm origem pagã relacionada com a magia (as velas simbolizam a ligação com espiritual e protecção) e com a religião, embora no caso do cristianismo este costume estivesse abolido até ao século IV, altura em que a Igreja começou a comemorar o nascimento de Jesus Cristo.

ORIGEM DO BOLO DE ANIVERSÁRIO
O formato redondo dos ofertórios, com velas acesas, era uma representação da lua cheia iluminada e uma tentativa de pedir prosperidade à deusa.

No final, o menino ou a menina tinha que assoprar velas de aniversário depois de fazer um pedido, em silêncio. Na época, as pessoas acreditavam que o pedido só se realizaria se ninguém, além do aniversariante, soubesse do que se tratava e as fumaças da velinhas tinham o “poder” de levar este pedido até Deus.

“É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins. O cara era conhecido pelo apelido de Pic-pic porque usava uma tesourinha para aparar a barba e o bigode pontiagudo. “É hora, é hora” era outro bordão dos estudantes usado nos bares próximos à faculdade.

Os Mórmons bebem álcool, chá preto ou café? Na Palavra de Sabedoria, o Senhor ordena aos Mórmons que se abstenham de substâncias nocivas. Os Mórmons são ensinados a não beber nenhum tipo de bebidas alcoólicas (ver D&C 89:5–7).

O dia 29 de fevereiro só ocorre de quatro em quatro anos, em anos bissextos. O ajuste foi criado pelos romanos para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. A translação é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos.

As Testemunhas de Jeová não celebram aniversários. Isso se dá porque na religião, entendem que Deus considera as celebrações como algo errado, pois mesmo que isso não esteja declarado na Bíblia, é uma interpretação feita pela igreja.

Segundo a tradição, a primeira fatia tirada de um bolo de aniversário deve ir para a pessoa considerada mais especial por quem está soprando as velinhas.

Egito Antigo

A história do bolo começa no Egito Antigo
Lá, o produto era preparado com pão adoçado com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Depois da expansão do Império Romano, eles se aperfeiçoaram na técnica da fermentação e implementaram na produção. Assim, batizaram de "bolo" por parecer como uma bola.

Por ser uma data importante, o bolo pode ser visto como um meio de compartilhar com as pessoas que gostamos a alegria e gratidão de estar fazendo mais um ano de vida.

De acordo com uma dessas versões, ratimbum é a reprodução do som de instrumentos musicais de uma fanfarra ou banda de circo, mais concretamente a caixa (rá), os pratos (tim) e o bumbo (bum).

"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos." O servo de Deus é alegre porque é salvo em Jesus, pelas promessas do Senhor que certamente irão se cumprir e porque há um Deus que cuida dele.

dia 25 de dezembro

Celebrado no dia 25 de dezembro, o Natal é uma festividade cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo, considerado Filho de Deus na crença dos cristãos.

substantivo masculino Dia em que se comemora o nascimento de alguém; dia em que algo ou alguém fica um ano mais velho: 13 de março é o dia do meu aniversário.

Cada mês que passava era uma luta, e por isso eles comemoraram os dias como se fosses meses e os meses como se fossem anos, pois cada mês vencido, mesmo com muita dificuldade, era uma grande vitória para aquele pequeno ser cheio de força e amor. Cada mês foi comemorado como um ano de vida, por isso virou MESVERSÁRIO.

Continuar lendo Quem inventou a festa?