Quem inventou os jogos indígenas?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 17 votos

O que são os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas? São um evento esportivo e cultural que reúne etnias brasileiras e internacionais, originado dos Jogos Nacionais dos Povos Indígenas, criados em 1996 por meio de uma iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC).

Em 1996, foi realizado o primeiro evento dos Jogos dos Povos Indígenas, na cidade de Goiânia, em Goiás. A elaboração do evento, desde a escolha do espaço físico até a definição das modalidades esportivas esteve sob a responsabilidade dos próprios índios.

Quais brincadeiras populares têm origem indígena?

  • Peteca.
  • Queimada.
  • Bolinha de gude.
  • Cabo de guerra.
  • Perna de pau.

Nascido de uma inciativa dos povos indígenas, os Jogos dos Povos Indígenas foram criados em 1996, com o objetivo de cultivar os esportes praticados pelas diversas etnias brasileiras. As edições brasileiras fomentaram a vontade de criar um evento esportivo mundial, que reunisse as etnias indígenas ao redor do mundo.

Em 2015, especificamente entre os dias 23 de outubro e 1 de novembro, o Brasil foi sede dos primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI).

São um evento esportivo e cultural que reúne etnias brasileiras e internacionais, originado dos Jogos Nacionais dos Povos Indígenas, criados em 1996 por meio de uma iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC).

É disputado por duas equipes que podem possuir oito, dez ou mais atletas, e um capitão. É realizada em campo de terra batida, para que a bola ganhe impulso. O tamanho do campo é semelhante ao de futebol, e conta com uma linha demarcatória ao centro, que delimita o espaço de cada equipe.

Lema: Programa do Índio - Os povos indígenas vão mostrar que esporte não é reservade branco. O I Jogos dos Povos Indígenas reuniu mais de 400 atletas, de 29 etnias, em Goiânia (GO), entre os dias 16 e 20 de outubro de 1996, num exemplo de integração de tradição e sabedoria seculares.

ajuda no entendimento da importância de regras e limites; contribui para o desenvolvimento de laços afetivos; promove a interação e o compartilhamento.

Jogo é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira, divertimento.

É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem, o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados em penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.

Ainda hoje muitas pessoas aguardam o tempo das colheitas para elaborar seus brinquedos. Com as palhas do milho trançam diferentes amarras e laços e criam petecas de vários formatos. Conheça alguns exemplos de petecas feitas pelos povos indígenas. Tobdaé, peteca xavante.

Muitos não são atletas profissionais, mas terão a oportunidade de apresentar a própria cultura por meio do esporte. O evento reunirá 23 etnias brasileiras, além de populações tradicionais de outros 22 países.

As modalidades dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são divididas em três categorias: jogos de integração, de demonstração e ocidental. Jogos de integração são os esportes tradicionais, praticados pela maioria dos povos indígenas brasileiros.

Os jogos indígenas são importantes para dar visibilidade a cultura indígena para os jovens não indígenas e a escola é o melhor ambiente onde esses conteúdos serem tratados, discutidos analisados e vivenciados pelos nossos alunos ampliando o universo de conhecimento já que é acervo riquíssimo.

Geralmente, são jogados cerimonialmente, em rituais, para agradar a um ser sobrenatural e/ou para obter fertilidade, chuva, alimentos, saúde, condicionamento físico, sucesso na guerra, entre outros. Visam, também, a preparação do jovem para a vida adulta, a socialização, a cooperação e/ou a formação de guerreiros.

Nas aldeias, as equipes treinam para a disputa puxando grandes troncos de árvores. A canoagem é outro exemplo de um esporte tradicionalmente indígena, mas que faz parte do nosso convívio, sendo um dos esportes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, além, é claro, dos Jogos Mundiais Indígenas.

Símbolos: Uso do cocar reúne diferentes significados para os indígenas.

A divulgação da cultura indígena pode sensibilizar a população para a importância de viver de forma sustentável e, assim, utilizar práticas conservacionistas e transmitir para as futuras gerações o conhecimento adquirido por esses povos. A valorização da cultura indígena é um dever de todos os países do mundo.

Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.